1 de março de 2024

Pouquíssimo conhecido no Brasil, Ciclismo Artístico exige concentração e equilíbrio extremos

Você já ouviu falar em Ciclismo Artístico? Praticamente desconhecida no Brasil, a modalidade que combina atletismo, ciclismo e ginástica artística é praticada na Europa e nos Estados Unidos há mais de cem anos, sendo que o primeiro campeonato mundial foi realizado em 1956 e em 1970 foi realizado o seu primeiro mundial feminino.

A competição, realizada em ginásios, onde os atletas realizam um série de manobras (chamados “exercícios”) em sincronia ou individualmente, pedalando bicicletas de pinhão fixo. Estes exercícios, que possuem uma similaridade de movimentos com a ginástica artística e com o balé, são analisados por juízes em rounds de cinco minutos.

Confira no vídeo a apresentação das irmãs Carla e Henriette Hochdorfer durante a edição 2009 do Campeonato Mundial de Ciclismo Artístico, realizado em Heerlen, Holanda.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização