22 de junho de 2024

Spinning no Espaço: Como os astronautas mantém sua forma física

A longa permanência em ambientes sem gravidade pode causar uma série de consequências para a saúde dos astronautas, entre elas a redução da musculatura e dos tecidos ósseos, além da redução da capacidade cardio-respiratória.

Um dos primeiros órgãos a ser afetado é o coração, que reduz sua capacidade de bombeamento em 1/4, em apenas uma semana fora da Terra. A atrofia do coração leva à diminuição da pressão arterial e da quantidade de sangue expelido por este órgão.

Além disso, sob gravidade zero, os músculos das coxas e da panturrilha degeneram-se significativamente durante os voos espaciais.

Para reduzir estes problemas, os astronautas fazem uso de uma série de métodos de exercícios físicos e entre eles, o favorito é a prática de spinning nesta estranha bicicleta ergométrica.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização