27 de abril de 2024
Caloi Elite FS
Caloi Elite FS - Foto: Divulgação / Caloi

Após hiato de oito anos, Caloi Elite FS retorna ao mercado

Desenvolvida em Manaus pela equipe de engenheiros da Caloi, modelo full suspension em alumínio conta com design similar ao utilizado pela bike topo de linha da marca, a Elite Carbon FS

Oito anos após lançar sua primeira bicicleta MTB full suspension de alumínio, a Caloi anunciou o lançamento da nova versão do modelo Caloi Elite FS, desenvolvida para a prática do mountain bike cross-country.

Caloi Elite FS

Com novo quadro projetado pela equipe de engenheiros da Caloi, o novo modelo conta com melhorias significativas em relação ao modelo predecessor, como a adoção de um roteamento interno de cabos, compatibilidade com sistemas de canotes de selim retráteis e a adoção de ponto de ancoragem para guia de corrente.

Construído em liga de alumínio 6061 tratado termicamente, o novo quadro oferece uma boa relação de leveza, resistência e custo-benefício.

Caloi Elite FS

Com design similar ao utilizado pelo modelo topo de linha da marca, a Elite Carbon FS, a nova Caloi Elite FS conta com um visual agressivo, com as medidas de stack e reach mais curtos seguindo a tendência global, mas trazendo conceitos que se adaptam perfeitamente à antropometria do brasileiro.

Com ângulo da caixa de direção em 68°, o ciclista passa a contar com mais agilidade nas trilhas, além de maior estabilidade em alta velocidade em terrenos muito acidentados.

Caloi Elite FS

“O uso de tirantes traseiros (chainstays) mais curtos possibilitou uma maior rigidez estrutural, o que garante maior transferência de potência diretamente aos pedais, fator que beneficia a agilidade e reação da bike nas curvas e na transposição de obstáculos, tanto nas descidas quanto nas subidas”, explica Marcos Ribeiro, Gerente de Desenvolvimento e Produto da Caloi.

Caloi Elite FS

Para proporcionar aos ciclistas um ajuste personalizado de acordo com a experiência de pilotagem, a nova Caloi Elite FS conta com suspensão traseira Hybrid Travel, tecnologia desenvolvida pela Caloi que permite duas opções de configuração do cursotraseiro, diferencial que dá uma leitura de terreno mais personalizada. Na opção 100mm, o ciclista terá um sistema de suspensão eficiente para percorrer desafios nas modalidades de cross-country (XC). Para os que buscam uma maior absorção de impacto em trilhas mais técnicas, há a opção de aumentar o curso em até 110mm.

Caloi Elite FS

Configuração de componentes – A nova Caloi Elite FS vem equipada de série com componentes de transmissão Sram NX de 12 velocidades, freios à disco hidráulico Sram com rotores de 160mm (traseiro) e 180mm (dianteiro), aros de rodas Stan’s NoTube Arch e pneus Maxxis Ikon 29 x 2.2″ tubeless ready.

Especificações técnicas

Geral
Quadro: Alumínio 6061, Boost, tubos hidroformados com tecnologia Double Butted, caixa direção tapered, single-pivot, ponteiras superlight post mount, com tecnologia Thru Axle (Boost 148 mm), cabeamento interno, tecnologia Hybrid Travel 100/110 mm na traseira, nova geometria. Compatível com canote retrátil e guia de corrente
Garfo: RockShox Reba RL – 100mm – Boost, Offset de 51mm
Shock: RockShox SID Luxe Select Remote – 190 x 45mm
Caixa de direção: Integrada – Feimin
Transmissão
Movimento central: SRAM DUB – BSA 73mm
Trocador de marcha: SRAM NX 12 velocidades
Câmbio traseiro: SRAM NX 12 velocidades
Cassete: SRAM SX 11-50T 12 velocidades
Pedivela: Truvativ Stylo 6K 32T – 170/175mm
Cockpit
Guidão: Alumínio – 740mm
Selim: Royal Ciclo Essenza RVS
Canote do selim: Alumínio 30.9mm – 350mm (P-M) / 400mm (G-XG)
Rodas
Aros: Stans no Tubes Arch – 32 Furos
Raios: Inox
Pneus: Maxxis Ikon 29X2.2 Tubeless com faixa
Freios
Freios: SRAM Level Hidráulicos
Rotores: SRAM 160/180mm

Cores, preço e disponibilidade – Já disponível para a venda nos principais bike shops do país, a nova Caloi Elite FS conta com duas opções de cores: Branco, com grafismo em cromo escovado e Galactic Purple, nos tamanhos P, M, G e GG e com o preço sugerido de R$ 13.990,00.

Caloi Elite FS

“A Caloi Elite FS é uma bicicleta que pode ser comparada a alguns dos mais icônicos modelos de carbono do mercado, pois ela é extremamente leve, pesa menos de 13,8kg (peso referente ao tamanho M), e tem como diferencial a resistência do alumínio – sendo uma ótima opção tanto para o ciclista iniciante em competições, como para os mais experientes. O preço é outro atrativo do modelo, que chega como melhor custo-benefício do mercado para quem busca uma bike full suspension para desbravar as pistas mais rápidas ou cascas grossas do país”, finaliza Marcos Ribeiro.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização