16 de junho de 2024
Outbreaker Brake Power Booster
Outbreaker Brake Power Booster

Acessório transforma freios de e-bikes em sistema ABS

Fácil de instalar e compatível com as principais marcas do mercado, sistema Booster aumenta a segurança nas frenagens

O fabricante coreano Outbraker apresentou na edição 2022 da Taipei Cycle Show um novo acessório que promete transformar qualquer modelo de freio para bicicletas em um sistema anti bloqueio, similar aos freios ABS utilizados nos automóveis modernos.

Com a popularização das bicicletas com assistência elétrica – conhecidas como e-bikes –, cresce a preocupação com a segurança nas pedaladas.

Outbreaker Brake Power Booster

Pesquisas recentes comprovam que a grande maioria dos acidentes envolvendo e-bikes ocorrem durante frenagens súbitas, sendo que 39% das quedas  acontecem por travamento da roda dianteira e 25% por perda de controle. Para especialistas, o uso de um dispositivo de frenagem munido de um sistema anti travamento, similar aos utilizados em automóveis, reduziria o risco de acidentes, evitando ainda que as rodas percam contato com o solo, garantindo assim uma pedalada muito mais segura.

Embora já existam no mercado soluções específicas para bicicletas elétricas, como os sistemas ABS desenvolvidos pela Bosch e pela Blubrake, tratam-se de sistemas proprietários, desenhados especificamente para cada modelo de bicicletas. Já a solução proposta pela Outbraker, além de minimalista, pode ser instalada em freios de diversas marcas e modelos sem a necessidade de adaptações complicadas.

Outbreaker Brake Power Booster

Minimalista, o sistema ABS Booster da Outbraker consiste na instalação de um reservatório secundário de fluido hidráulico na saída do pistão da manete do freio da bike, cujo volume é ajustável através de um dial manual, que possibilita regular manualmente a força da frenagem e a distância entre as pastilhas e o rotor do freio.

De acordo com o fabricante, esta solução simples traz várias vantagens, como ajustar rapidamente a modularidade do freio, controlar eficientemente o desgaste das pastilhas e, claro, evitar o travamento dos freios e os acidentes decorrentes disso. A Outbraker afirma ainda que o uso do Booster amplia oa eficiência da frenagem em até 180%.

Compatibilidade – Outbraker Booster é compatível com freios das marcas Shimano, SRAM, Magura, Tektro, Formula (2ª geração em diante) e Hope (linha Pro).

Especificações técnicas

Peso: 22 gramas
Material: Liga de alumínio / Aço
Dimensões: 29 x 29 x 14mm
Boost Range: Até 180%

Preço e disponibilidade – Ainda sem distribuidor oficial no Brasil, a Outbraker comercializa diretamente em sua loja virtual seu sistema Booster em duas versões, a Brake Power Booster (120 dólares) e o modelo Double Booster (220 dólares), que conecta os freios dianteiro e traseiro em uma só manete, facilitando sua operação por portadores de necessidades especiais.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização