28 de março de 2024
Blubrake

Tecnologia de freios ABS para e-Bikes chega ao Brasil

Sistema de freios anti-travamento da marca italiana Blubrake será equipamento de série da nova linha E Omnia de bicicletas eletricamente assistidas da Bianchi

Disponível desde os anos 1980 em automóveis, os chamados freios ABS (acrônimo para a expressão alemã Antiblockier-Bremssystem), são um sistema de frenagem que evita que as rodas do veículo se bloqueiem durante o acionamento dos freios, evitando a ocorrência de derrapagem e aumentando a segurança durante sua condução. Até então prerrogativa quase que exclusiva de veículos automotivos, a tecnologia ABS começa, aos poucos, a tornar-se uma realidade também no mundo das bicicletas.

É o caso, por exemplo, dos sistemas de freio ABS do fabricante Blubrake, que equipam alguns modelos de e-bikes da nova linha E Omnia, da icônica marca italiana de bicicletas Bianchi, que deverão desembarcar no Brasil nos próximos meses.

Desenvolvidos para serem instalados de forma totalmente integrada ao quadro da bicicleta, o sistema de freio ABS da Blubrake foram projetados para aumentar drasticamente a segurança na condução de qualquer modelo de bicicleta eletricamente assistida (e-Bike), seja ela urbana, touring, mountain bike ou cargueira.

Blubrake
e-Bike equipada com o sistema de freios ABS Blubrake

Segurança – Pesquisas recentes demonstram que 58% dos acidentes envolvendo e-bikes ocorrem durante frenagens súbitas, sendo que 39% das quedas  acontecem por travamento da roda dianteira e 25% por perda de controle. De acordo com a Blubrake, o novo sistema de frenagem inteligente reduz o risco de travamento da roda traseira, evitando ainda que a roda traseira perca contato com o solo, garantindo assim uma pedalada muito mais segura.

Blubrake
Display de monitoramento HMI, que mostra em tempo real o status de funcionamento do sistema

Componentes e seu funcionamento

Atuador ABS Circuito eletrônico Sensor de velocidade ABS HMI
Blubrake Blubrake Blubrake Blubrake
Baseada na tecnologia adquirida na Fórmula 1, o sistema de acionamento dos freios Blubrake controlam de forma contínua a pressão hidráulica de atuação nas pinças, garantindo uma frenagem suave e, por consequência, aumentando a estabilidade e a manobrabilidade da bicicleta “Cérebro” do sistema ABS, realiza as medições de aceleração do quadro da bike, comparando-a com os dados coletados do sensor da roda dianteira, detectando de forma automática potenciais condições de perigo que possam ocorrer durante frenagens mais bruscas Realiza em alta resolução e em tempo real a medição de velocidade da roda dianteira Display que mostra em tempo real o status do sistema, através de LEDs coloridos:

  • Luz verde: O sistema está operacional
  • Luz amarela: o sistema está desabilitado

Vantagens

  • Evita o travamento da roda dianteira e a perda de contato com o solo da roda traseira;
  • Compatível com qualquer modelo de e-bike (urbana, mountain, trekking e cargueira);
  • Virtualmente invisível: os componentes podem ser completamente integrados no interior do quadro da bike;
  • Funciona em estradas pavimentadas e na terra;
  • Compatível com os principais freios a disco hidráulicos do mercado.
Blubrake
O sistema Blubrake é totalmente integrado ao quadro da e-bike, sendo virtualmente invisível

Preços e disponibilidade – Comercializado por enquanto apenas sob o regime de OEM, o sistema de freios ABS Blubrake não são comercializados de forma avulsa, sendo disponibilizados atualmente para um seleto grupo de fabricantes.

Bianchi e-Omnia X-Type
Bianchi e-Omnia X-Type

No Brasil, serão disponibilizados como configuração opcional da nova linha de e-bikes E Omnia, da marca italiana Bianchi (modelos FX Type, X Type, FT Type e T Type).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização