25 de fevereiro de 2024
Park Tool
Foto: Divulgação / Park Tool

5 acessórios e ferramentas de emergência indispensáveis nas pedaladas

Confira as dicas de como montar um kit de emergência prático e funcional para resolver os problemas mecânicos mais comuns durante as pedaladas

Mesmo com a manutenção rigorosamente em dia, todo ciclista habitual sabe que imprevistos às vezes acontecem. Desde pneus furados a parafusos soltos, a grande maioria dos problemas mecânicos pode ser resolvida de forma relativamente fácil, desde que tenhamos ferramentas e acessórios a mão e um mínimo de conhecimento sobre o funcionamento da bicicleta.

Basicamente, um bom kit de reparos emergencial deve conter ferramentas e acessórios para resolver os problemas mais comuns, como pneus e câmara de ar furados, além das ferramentas mais utilizadas em bicicletas, como chaves de fenda, allen, philips e uma boa chave de extração de correntes.

Confira abaixo os principais acessórios de um bom kit de emergência para bikes:

Câmara de ar

Entre todos os problemas mecânicos que podem ocorrer durante a pedalada, furos em pneus e câmaras são os mais frequentes e imprevisíveis. Desta forma, incluir no kit de emergências uma boa câmara de ar reserva é fundamental.

Escolha um modelo que compatível com o tamanho da roda de sua bicicleta e com a largura do pneu. Adquira câmaras de ar com válvula compatível com o diâmetro do orifício do aro da roda, levando em consideração que aros do tipo aero podem exigir uma válvula de maior comprimento. Para auxiliar na escolha, sugerimos a leitura de nosso Guia Prático sobre câmaras de ar para bicicletas.

Ao comprar sua câmara de ar reserva, procure por marcas renomadas e com tradição no desenvolvimento deste tipo de produto, que irão oferecer modelos de alta qualidade, que aliam leveza, resistência a furos e boa retenção do ar. Uma boa sugestão é a câmara de ar Superlite, da marca taiwanesa Kenda

Câmara de ar Kenda Super Lite
Câmara de ar Kenda Super Lite

Disponível nas medidas 29 polegadas, 27.5″ e  700c (bikes de estrada), a câmara de ar Superlite é em média 30% mais leve do que os modelos convencionais, mantendo as mesmas características de resistência e retenção do ar, graças à sua parede de apenas 0,73mm de espessura, contra 1mm das câmaras de ar comuns. Isto resulta em um peso final de apenas 180 gramas.

Disponível apenas na versão com válvula Presta, com o comprimento de 48mm Presta, a câmara de ar Kenda Superlite tem o preço sugerido de 35 reais.

IMPORTANTE!!! Preserve ao máximo a integridade de sua câmara de ar! Deixá-la solta junto com os demais acessórios poderá fazer com que ela resseque com o tempo ou até mesmo seja furada por objetos pontiagudos no interior de sua bolsa ou mochila. para evitar isto, dê uma olhada nesta interessante (e super barata!) dica!

Kit de remendos

Além da câmara de ar reserva, um bom kit de remendos faz parte do kit de ‘sobrevivência’ básico de toda pedalada, principalmente nas trilhas de mountain bike, onde não raras vezes somos ‘presenteados’ com furos extras nos pneus.

Um bom kit de remendos deve ocupar o mínimo de espaço possível, além de permitir uma operação de reparo mais ágil e eficiente possível. É o caso do VP-1, do renomado fabricante de ferramentas para bikes Park Tool.

Park Tool VP-1
Park Tool VP-1

Composto por seis remendos vulcanizáveis de diversos tamanhos, uma lixa e um tubo de cola de contato, o kit da Park Tool é pequeno o suficiente para ser carregado no bolso da camisa e custa em média 27 reais nas principais lojas de bike do Brasil.

Bomba de ar

Uma vez efetuado o reparo ou substituição da câmara de ar, é necessário preencher seu interior com ar sob pressão de forma eficiente.

Embora possa parecer algo simples, a escolha correta de um modelo de bomba de ar que satisfaça as exigências de pressão correta, compatibilidade com válvulas e rapidez na operação é algo tão complexo que nos exigiu a criação de um artigo exclusivo sobre o assunto:

Para quem está montando um kit com acessórios de emergência para bicicleta, a Mini Bomba de Ar Park Tool PMP-3.2 pode ser uma ótima opção: é bem prática, pesa aproximadamente 100 gramas e promove uma pressão máxima de até 100 psi. Além disso, possui uma empunhadura dupla que oferece mais firmeza na hora do uso e tem bico reversível, sendo compatível com válvulas tipo Presta (bico fino) e Schrader (bico grosso).

Bomba de ar Park Tool PMP-3.2
Bomba de ar Park Tool PMP-3.2

Para facilitar ainda mais, é compacta e tem um suporte para ser colocada no quadro da bike.

Canivete de ferramentas

Nenhum kit de reparos de emergência está completo sem um bom canivete contando as principais ferramentas utilizadas na bike. Além das tradicionais chaves de fenda e philips, um jogo de chaves allen e uma específica para a montagem e desmontagem de correntes de transmissão são itens fundamentais em um acessório deste tipo.

Canivete de ferramentas Park Tool MTC-40
Canivete de ferramentas Park Tool MTC-40

Se você procura por um modelo prático, leve e com alta durabilidade, a é o canivete Park Tool MTC-40. Uma ferramenta com o selo Park Tool de qualidade, que cabe no bolso, não enferruja e pode ser o seu melhor amigo em uma trilha ou nos deslocamentos pela cidade. Além de um ótimo custo x benefício, possui um conjunto de ferramentas multifuncional, com todas as peças galvanizadas, bem ergonômico.

Veja também

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização