29 de abril de 2024
Shimano Hyperglide+

Tecnologia exclusiva da Shimano aumenta a eficiência das trocas de marchas

Presente nos novos grupos de de transmissão XTR, Deore XT e SLX de 12 velocidades, sistema Hyperglide+ possibilita uma troca de marchas mais rápida, precisa e silenciosa

Há cerca de 30 anos, a Shimano revolucionou o mercado de componentes de bicicletas, ao oferecer um sistema de transmissão que utilizava cassetes cujas engrenagens continham uma série de ranhuras em forma de rampas, que descarrilhavam a corrente muito mais rapidamente, resultando em trocas de marchas mais rápidas e precisas.

Batizada de Hyperglide, a tecnologia chega à sua nova geração com a Hyperglide+, que estreia no mercado nos novos grupos de transmissão Shimano XTR, Deore XT e SLX de 12 velocidades.

Shimano Hyperglide+

Evolução – Com o Hyperglide+, a nova geração de cassetes e correntes foi totalmente redesenhada, de forma potencializar a velocidade, a eficiência e a suavidade na troca das marchas, em qualquer tipo de situação de pilotagem.

Com um novo design das rampas das engrenagens e o uso de um novo modelo de corrente assimétrica, o Hyperglide+ foi projetado para proporcionar uma troca de marchas suave e precisa em ambas as direções, mesmo sob forte carga, o que resulta em uma pedalada forte, rápida e sem hesitação. 

Nova corrente – Como parte integrante do novo Hyperglide+, as novas correntes da Shimano de 12 velocidades conta com um novo desenho assimétrico, cujas placas internas criam uma conexão segura com os dentes do cassete graças a uma maior área de contato.

Shimano Hyperglide+

Com esta solução, foi reduzida a vibração normalmente causada pelas placas externas e internas da corrente em contato com as engrenagens do cassete, resultando em melhor engate da corrente, maior retenção e em uma pedalada mais eficiente em todos os tipos de terreno.

De acordo com a Shimano, o novo sistema possibilita uma troca de marchas até 1/3 mais rápida se comparado ao antigo Hyperglide.

Shimano Hyperglide+

Confira no vídeo abaixo a velocidade da troca de marchas do Hyperglide+, comparado com cassetes e correntes comuns:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização