Totalmente redesenhado do zero, novo XTR M9100 é o mais versátil grupo transmissor para bicicletas MTB já criado pelo fabricante japonês para competidores de XC, Enduro e Maratona
O maior fabricante de componentes para bicicletas do mundo, a Shimano, anunciou nesta sexta-feira (25) o lançamento mundial de seu novo grupo de transmissão para bicicletas MTB, o XTR M9100, o primeiro da marca a utilizar relações de 12 velocidades.Totalmente reformulado a partir do zero, o novo grupo XTR 2019 conta com uma série de inovações em seus componentes, de modo a oferecer aos mountain bikers a velocidade, o foco e o controle necessários para atingir a vitória e seus objetivos.
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O novo grupo XTR 2019 apresenta um cassete de 12 velocidades totalmente inovador, com pinhões de amplo alcance, disponível nas opções de relações 10-45 ou 10-51 dentes, freios com 2 ou 4 pistões e um novo cubo com a novíssima tecnologia Shimano Micro Spline.
O grupo XTR M9100 conta com um novo projeto de configuração de freios e alavancas de acionamento, que permite ao ciclista configurar seu posicionamento de forma adaptar-se aos mais diversos perfis de usuário, além de disponibilizar uma nova alavanca de canote de selim retrátil, compatível com a maioria dos modelos atualmente disponíveis no mercado.
Juntos, todos estes desenvolvimentos economizam mais de 150 gramas em peso para ciclistas de XC e cerca de 90g para os de Enduro e, uma montagem de trocadores de marchas mais intuitiva para melhoria do foco do ciclista na trilha.
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Bas Van Dooren, chefe de equipe de desenvolvimento de produto da Shimano Europa, explica: “Velocidade, foco e controle foram os pontos que nos inspiraram durante toda a fase de desenvolvimento do projeto. Criamos o novo XTR para melhorar a aceleração e velocidade da bike, por meio de uma drástica redução na perda de força motriz com o projeto de um sistema de transmissão redesenhado. Não abrimos mão da precisão e foco, permitindo uma montagem intuitiva no guidão com controles bem localizados e novas soluções para freios”, disse.
“Que fique claro: o novo XTR não é uma atualização do anterior M9000, é um novo projeto do zero, para encontrar os melhores componentes de MTB de competição para XC, Maratona e Enduro”, completa.
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Cassete – Os desenvolvimentos da transmissão começam minimizando os saltos nas mudanças de marchas para oferecer aos ciclistas ritmo ideal, cadência entre cada marcha e, finalmente, uma maior velocidade total.
Para isto, o novo XTR conta com três opções de relação de cassete, duas de 12 velocidades e uma de 11, voltada para a prática do Enduro. Para uma cadência nivelada, a marca japonesa oferece a opção CS-M9100-12, com a relação 10-12-14-16-18-21-24-28-33-39-45-51 dentes, enquanto que, para circuitos mais rápidos e íngremes disponibiliza a opção CS-M9100-12, com 10-12-14-16-18-21-24-28-32-36-40-45 dentes, que proporciona uma menor perda de cadência.
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Ambos cassetes utilizam metais diferentes para a construção de seus pinhões a fim de permitir o melhor equilíbrio entre peso e durabilidade. Os pinhões maiores usam alumínio, no meio é usado titânio e os pinhões menores utilizam aço.
Há ainda uma terceira opção de cassete, esta de 11 velocidades, a CS-M9110-11, voltada para ciclistas com objetivo de usarem um jogo de rodas ainda mais rígido e leve. Essa opção é baseada essencialmente no cassete de 10-51D com o pinhão 51D removível para criar um cassete de 11 velocidades com espaçamento de um cassete de 12-velocidades. O benefício dessa opção é que ela oferece aos ciclistas a chance de criar uma bike mais leve com rodas mais rígidas que pode ser usada com a mesma corrente e trocadores de uma montagem de 12 velocidades.
![Cubo traseiro FH-M9110](https://www.mtbbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2018/05/FH-M9110-B_zz_R_zz_zz_zz_zz_S1.jpg)
Cubos – Para acomodar a nova configuração de 12 velocidades, a Shimano reprojetou seu freehub com as novas tecnologias Micro Spline e Scylence nos cubos traseiros da Shimano.
Estas novas tecnologias substituem os tradicionais engates do núcleo por um sistema de catracas similar ao utilizado nos cubos da marca DT Swiss, com a finalidade de reduzir a resistência durante a rolagem, criando um cubo virtualmente silencioso para que o ciclista foque na trilha à sua frente.
Os cubos dianteiros estão disponíveis com espaçamento de 100 ou 110mm (Boost), com um eixo passante de 15 mm, e cubos traseiros nas opções de 142 ou 148mm com eixo passante de 12 mm (HB-M9110/-B / FH-M9110/-B).
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Pedivela – Os novos pedivelas da linha Shimano XTR 2019 deixam de lado o tradicional sistema de montagem das coroas por um novo padrão de montagem direta, o que facilita sua instalação e manutenção.
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O desenho dos dentes das coroas foi projetado para funcionar em conjunto com a nova corrente de 12 velocidades CN-M9100, com montagem por Quick Link, proporcionando trocas de marchas suaves e evitando seu descarrilamento acidental.
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O novo pedivela FC-M9100/M9120-1 conta com o famoso braço oco (hollow crank arm) e é compatível com configurações de coroa única e dupla, nas opções de 30 e 38 dentes. Atletas de Enduro que andam com relações 1×12 velocidades poderão adicionar o novo guia de corrente XTR (SM-CD800) para garantir a retenção da corrente, além de terem a opção do pedivela FC-M9120, com um Q-factor mais largo para acomodar quadros de dimensões mais específicas.
Ciclistas que desejam um gama maior ainda de marchas e controle em todos os tipos de terreno terão a opção de um pedivela 2×12 velocidades (FC-M9100/M9120-B2) com 38-28 dentes, que poderá ser parelhado a um cassete de 10-45 dentes, para um alcance máximo de marchas e menor salto entre as mesmas, principalmente em trechos com muitas subidas.
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Câmbios – A nova linha XTR M9100 disponibiliza três tipos de câmbios traseiros: o RD-M9100-SGS/GS, com cage longo ou curto, ou o RD-M9120-SGS, de cage longo para uso com sistema de coroa dupla.
Todos os modelos contam com um visual agressivo, estiloso e angular, feito em alumínio anodizado. Para auxiliar na performance das trocas, as roldanas são equipadas com 11 dentes no XTR M9100 até um tamanho maior de 13 dentes, para melhorar a retenção da corrente que, junto com a tecnologia de design de câmbios traseiros Shimano Shadow RD+, ajudam a minimizar o balançar da corrente durante a pedalada.
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Ao mesmo tempo, o câmbio dianteiro também estará disponível em três diferentes versões, dependendo do tipo de quadro onde será instalado. Câmbios de montagem D-type, E-type e M-type contam com a tecnologia Side Swing, para trocas de marchas na dianteira com menos esforço.
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Trocadores – A teoria que embasou o projeto do trocador era de permitir ao ciclista se adaptar instantaneamente às rápidas mudanças de condição, por meio de uma melhor integração no cockpit, o que economizaria segundos cruciais nas mudanças de marcha.
Isto foi alcançado através da criação do projeto I-Spec EV, que é o sistema pelo qual os controles do guidão podem ser montados juntos em uma única abraçadeira, deixando o visual do guidão mais limpo.
O novo design I-Spec-EV oferece ainda um ajuste lateral de até 14 mm e 60 graus de posicionamento rotacional, para que os ciclistas possam encontrar a posição mais ergonômica possível para suas mãos nos trocadores e manetes.
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Na mesma linha, a Shimano também apresenta uma nova alavanca para canotes de selim retráteis (SL-MT800-IL), que també utiliza a montagem I-Spec-EV. A alavanca é compatível com todos os tipos comuns de canotes ajustáveis disponíveis no mercado, incluindo o PRO Koryak Dropper post.
Os trocadores possuem um acionamento mais leve, o que permite aos ciclistas um movimento dos dedos ainda mais intuitivo e relaxado, oferecendo uma diminuição substancial no emprego de força nas mudanças de marcha em comparação com o XTR M9000.
Características como RapidfirePlus, 2-Way Release e Multi-Release permanecem da geração anterior. A novidade para os trocadores do M9100 é o conversor de 11 para 12 velocidades (SL-M9100-R/-IR) no trocador de marchas traseiras, para ciclistas que escolherem a montagem com o cubo de 11 velocidades.
Para ciclistas que optarem pelo trocador dianteiro esquerdo de 2×12 (SL-M9100-IL / SL-M9100-L) existe um inovador design de alavanca ‘Mono’ com operação simplificada e intuitiva, que utiliza a alavanca única para subir e/ou descer as marchas.
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Freios – Construído com base no que é hoje o maior standard de frenagem que existe, o design do manete de freio do XTR M9100 (BL-M9100/M9120) foi modificado com o reposicionamento da abraçadeira e corpo da alavanca. A abraçadeira vai mais para o meio do corpo do manete e a borda do corpo da alavanca é habilmente apoiada contra o guidão, para criar um freio mais rígido, uma sensação de contato direto e uma melhoria no controle.
A opção de 2-pistões (BR-M9100) vem com um manete de freio XC mais leve com a opção de ajuste de alcance do braço do manete.
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Os freios de 4-pistões (BR-M9120) também possuem um manete dedicado, porém, com uma função de ajuste de alcance sem necessidade de ferramenta, e a tecnologia Shimano Servo Wave para oferecer uma rápida ação “pastilha-rotor”. Ambos os calipers são feitos de alumínio, utilizam uma mangueira de freios de alta rigidez e oferecem uma operação de frenagem de rápida resposta com um curso livre mais curto.
Pastilhas e rotores – para combinar com o formato redesenhado do caliper, o formato da pastilha de freio também mudou. Ciclistas que preferirem o caliper de 4-pistões necessitarão das pastilhas com aletas de resfriamento (N03/4A resina/metal), enquanto no de 2-pistões encaixam as pastilhas sem aletas (K02/4S resina/metal, com opcional de placas de apoio de titânio K02/4Ti).
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Os rotores dos freios utilizam a já consagrada tecnologia Ice-Technologies Freeza, renovada para reduzir peso e aumentar a dissipação de calor.
De acordo com o fabricante, os novos rotores 140 e 160mm tiveram seus pesos reduzidos em 5 e 10 gramas, respectivamente, enquanto os rotores de 180 e 203 mm chegaram a uma redução de até 20ºC em suas temperaturas durante testes.
De acordo com Rogério Tancredi, gerente comercial da Shimano Latin America, o novo grupo Shimano XTR M9100 deverá desembarcar no Brasil nos próximos meses, ao preço de R$ 15.990,00 (1×12 velocidades) e 16.990,00 (2×12 velocidades).