24 de fevereiro de 2024
OnGuard Akita 8039 - Foto: Rosana Baioco / MTB Brasília

Tranca para bicicletas OnGuard Akita 8039

Desenvolvido para o ciclista urbano que exige segurança e facilidade de uso, modelo do fabricante estadunidense conta com cadeado com exclusiva tecnologia anti-arrombamento e chaves multiponto codificadas

Acessório fundamental para todo aquele que utiliza a bicicleta como meio de transporte, as trancas e cadeados são cada vez mais utilizadas como forma de segurança para que nossas companheiras de pedaladas não nos sejam subtraídas nas mãos de criminosos.

Em uma infinidade de fabricantes de trancas e cadeados para bicicletas, destaca-se a OnGuard, marca norte-americana especializada que oferece uma gama completa de opções, de acordo com a necessidade e o nível de segurança exigidos pelo ciclista e com um diferencial nada desprezível: o ótimo preço de seus produtos, que chegam a custar, não raras vezes, metade dos modelos premium concorrentes.

Akita 8039 - Foto: Onguard
Akita 8039 – Foto: Onguard

Entre seus modelos de gama intermediária, destaca-se o modelo Akita 8039, objeto de análise deste review. Desenvolvido para proporcionar um bom equilíbrio entre segurança e comodidade de uso, a linha Akita combina a flexibilidade do cabo de aço com a inviolabilidade da tecnologia de tranca OnGuard X2P, que utiliza um sistema de fixação dupla do grilhão do cabo, que aumenta sua resistência contra tentativas de arrombamento por força bruta.

Ao contrário das trancas comuns, o Akita 8039 utiliza chaves codificadas do tipo multiponto, onde seu segredo é gravado a laser em sua superfície lateral, com até 12 pontos de travamento, tornando praticamente impossível sua abertura por meio de gazuas e chaves-mestras.

“Esse tipo de fechadura é praticamente impossível de abrir sem a chave correta”, afirma Chaves, proprietário da banca Chaveiro Fiel, com mais de 40 anos de experiência na abertura de portas e trancas.

“Reproduzir uma chave desse tipo requer equipamentos especiais que aumentam muito seu custo de produção, o que acaba por inviabilizar o preço da cópia”, completa o chaveiro.

Para evitar que seu legítimo proprietário fique na mão, cada cadeado OnGuard Akita 8039 vem acompanhado de nada menos que cinco chaves codificadas, além de um número de série que deve ser encaminhado ao fabricante para a criação de novas cópias, caso necessário.

Cada cadeado OnGuard Akita 8039 vem acompanhado de cinco chaves codificadas, além de um número de série exclusivo – Foto: Rosana Baioco / MTB Brasília

A tranca – O modelo testado utiliza no lugar da corrente um cabo de aço trançado especial, revestido com vinil para não arranhar o quadro da bicicleta, com 12mm de espessura e 120cm de comprimento, suficiente para prender de forma eficiente a bicicleta e suas rodas no paraciclo.

Apesar de não ser do tipo “mola”, é possível enrolara o cabo e prendê-lo com uma tira de velcro (inclusa), tornando-o compacto o suficiente para poder ser transportado na bolsa, mochila e até no bolso da camisa, dependendo de seu tamanho.

Apesar de não ser do tipo "mola", a tranca da OnGuard é compacta o suficiente para poder ser transportada na bolsa - Foto: Rosana Baioco / MTB Brasília
Apesar de não ser do tipo “mola”, a tranca da OnGuard é compacta o suficiente para poder ser transportada na bolsa – Foto: Rosana Baioco / MTB Brasília

A tranca possui reforços emborrachados que evitam danos à bike e uma porta plástica na entrada da fechadura, para protegê-la contra detritos e a entrada de água. Conforme recomendação do fabricante, é recomendado o uso ocasional de desengripantes como o WD-40 para manter seu funcionamento em perfeito estado.

Detalhe da chave codificadas do tipo multiponto da tranca Akita 8039 - Foto: Rosana Baioco / MTB Brasília
Detalhe da chave codificadas do tipo multiponto da tranca Akita 8039 – Foto: Rosana Baioco / MTB Brasília

O teste – Para testar a tranca OnGuard Akita 8039, convidamos a biker e cicloativista Rosana Baioco, com larga experiência na utilização da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte. Rosana utilizou o acessório em várias situações e locais, desde shoppings até o paraciclo de seu trabalho em Brasília.

Nos estacionamentos cujos paraciclos ficam situados paralelamente às bikes, o comprimento de 120cm do cabo foi mais que suficiente para prender a bike e suas rodas, evitando o roubo destes componentes.

O comprimento de 120cm do cabo de aço permite prender o quadro e ambas as rodas da bike em paraciclos, postes e grades laterais – Foto: Rosana Baioco / MTB Brasília

“Ao contrário de alguns modelos, não há a necessidade ter que deixar a chave na fechadura no momento de trancar a bicicleta, o que facilita seu uso”, observa Rosana.

A portabilidade do acessório também foi elogiada pela ciclista: “A tranca cabe muito bem na bolsa sem ocupar muito espaço. O segredo é manter o fecho de velcro mais próximo da fechadura para evitar que ele escorregue e acabe se perdendo”, comenta.

Em paraciclos do tipo frontal, pode faltar cabo para prender as duas rodas simultaneamente – Foto: Rosana Baioco / MTB Brasília

Já em paraciclos de encaixe frontal, o comprimento do cabo não permite abraçar as duas rodas simultaneamente, o que exige o uso de um cabo de aço ou corrente auxiliar. “Nem todo lugar conta com paraciclos decentes. Neste caso, há a necessidade de levar algo adicional caso contrário,  uma das rodas ficará a descoberto. Uma boa opção para se usar em bicicletas urbanas é substituir as blocagens das rodas e do canote do selim por modelos de parafuso fixo, o que dificulta sua remoção”, sugere Rosana.

Dependendo do tipo de paraciclo, é possível utilizar o cabo de aço da tranca para prender também acessórios como o capacete – Foto: Rosana Baioco / MTB Brasília

Conclusão – Desenvolvido para ser uma solução prática para ciclistas urbanos que precisam de uma tranca leve, confiável e de fácil uso, a Akita 8039 cumpre com louvor sua função. Embora não possua o mesmo nível de segurança proporcionado por trancas de aço do tipo U-lock, o modelo da OnGuard possibilita segurança suficiente em locais de vigilância moderada, como garagens de shoppings e locais de trabalho.

Para situações de alto risco de roubos e furtos, recomenda-se a utilização das linhas Pitbull e Bulldog, do mesmo fabricante.

Preço e disponibilidade – Distribuído exclusivamente em território brasileiro pela Isapa, a tranca OnGuard Akita 8039 pode ser adquirida nas principais lojas de bicicletas do país ao preço médio de 50 reais.

Tranca para bicicletas OnGuard Akita 8039

Segurança
Facilidade de uso
Versatilidade
Peso
Preço

Ótimo

Uma das melhores relações custo-benefício de sua categoria, alia proteção, facilidade de uso e baixo preço

Pontos positivos

  • O melhor nível de segurança de sua categoria;
  • Portátil;
  • Fácil de usar;
  • Ótimo custo x benefício.

Pontos negativos

  • Oferece menor proteção que as travas do tipo U-lock.

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília

Sobre a autora

Rosana Baioco é ciclista urbana e cicloativista, além de colaboradora do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização