23 de abril de 2024

6 coisas legais para se fazer com o multiuso WD-40 em uma bicicleta

Atenção! Lubrificar correntes não está nesta lista!!!

No início do ano publicamos um artigo sobre os riscos de se utilizar o produto multiuso WD-40 como lubrificante para correntes de bicicleta. Embora este tipo de utilização seja altamente contra-indicada, o WD-40 não deve ser, em hipótese alguma, abolido do mundo das bicicletas.

Entre outras possibilidades de seu uso, listamos algumas bem legais que podem e devem ser utilizadas quando necessárias. Confira!

Remoção de adesivos

Adesivo

Para remover adesivos que estão há muito tempo no quadro da bicicleta, basta aplicar WD-40 em sua superfície, esperar alguns minutos. Comece removendo os cantinhos que estão mais soltos, e vá aplicando o WD-40 neste canto.

A medida em que se aplica o produto, a tendência é que a cola que esteja impregnada entre o adesivo e a superfície do quadro da bicicleta vá se dissolvendo, facilitando assim a retirada do adesivo. Inicie puxando o adesivo pelo canto e quando este apresentar resistência, aplique mais WD-40.

Após a retirada do adesivo, remova os resíduos de cola que ainda permaneçam com o auxílio de um pano. Em seguida, lave o quadro com água e sabão neutro e preferencialmente, aplique algum produto de conservação no mesmo, como cera automotiva.

Revitalização do couro do selim

Um pouco de WD-40 aplicado com um pano sobre a superfície do selim devolverá o antigo brilho do couro, além de deixá-lo mais resistente à água. A mesma técnica pode ser aplicada em sapatilhas para ciclismo com a superfície em couro ou couro sintético.

Antes de utilizar o WD-40 com este propósito, teste em uma superfície similar para verificar se o WD-40 não irá remover o grafismo da sapatilha ou selim.

Desengripar parafusos sobreapertados e canotes de selim

WD-40

Uma das funções primárias do WD-40 é o desengripamento. Isto o torna uma excelente ferramenta para remoção de parafusos utilizados na fixação de taquinhos para sapatilhas até mesmo em canotes de selim que não saem facilmente.

Para isto, basta borrifar um pouco de WD-40 no componente a ser removido e esperar alguns minutos. Caso não seja suficiente, utilize um secador de cabelos na potência máxima. A aplicação de calor em conjunto com o WD-40 irá facilitar a remoção.

Retirada de piche, lama asfáltica e insetos grudados no quadro

O WD-40 é um eficaz removedor de piche, resíduos de asfalto e insetos grudados no quadro ou outras superfícies da bicicleta.

Aplique um pouco na superfície a ser limpa, espere agir por alguns segundos e remova a sujeira com o auxílio de um pano seco. Em seguida, lave o quadro com água e sabão neutro.

Instalação de manoplas no guidão

WD-40

Uma maneira fácil de instalar manoplas é borrifá-las internamente com um jato de WD-40. As manoplas deslizarão facilmente para o guidão e, quando o WD-40 evaporar, deixará resíduos que as fixarão firmemente.

Para retirá-las, insira uma chave de fenda pequena entre a manopla e o guidão e, em seguida, com o auxílio de um canudo, borrife WD-40 e puxe a manopla para fora.

Conservação de ferramentas

Ferramentas

Como todo equipamento de precisão, as ferramentas, sejam elas de oficina ou portáteis, precisam estar sempre em excelente estado de conservação e prontas para o uso.

Por suas características hidrofóbicas (repele água) e anti-ferrugem, o WD-40 pode e deve ser utilizado para a conservação destas ferramentas. Basta aplicar o produto na superfície das mesmas e em seguida, remover o excesso com um pano seco.

Ferramentas para utilização em trilhas como canivetes multiuso tendem a ter pontos de corrosão devido aos seus longos períodos de armazenagem em nossas mochilas, bolsas e pochetes. Com a aplicação do WD-40, elas ficarão sempre prontas para uso e em ótimo estado de conservação.

Lubrificar correntes? Só com produtos específicos para bike!

Ao contrário do que muita gente pensa, o WD-40 não possui a viscosidade necessária para lubrificar de maneira correta um componente submetido a forças de tração e movimento como uma corrente de bicicleta.

Por outro lado, a mesma empresa que lançou o WD-40 possui em seu catálogo uma linha completa de produtos de limpeza e conservação denominada WD-40 Bike, que não tem nenhuma similaridade com o multiuso de que tratamos neste artigo.

A linha WD-40 Bike é específica para limpeza e conservação de bicicletas, ao contrário do multiuso WD-40, que não deve ser usado na lubrificação de correntes
A linha WD-40 Bike é específica para limpeza e conservação de bicicletas, ao contrário do multiuso WD-40, que não deve ser usado na lubrificação de correntes

A linha de lubrificantes WD-40 Bike é composta por um lubrificante do tipo úmido, para utilização em tempo chuvoso e trilhas com lama e um óleo do tipo seco, utilizado em bicicletas de estrada ou em condições climáticas sem chuva.

Ambos os produtos possuem, ao contrário do multiuso WD-40, a viscosidade necessária para lubrificar e conservar correntes de bicicleta.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização