17 de junho de 2024

Cinto de segurança velho vira "Mr. Tuffy de pobre"

Reforce a proteção dos pneus de sua bike com a fita de um cinto de segurança de sucata

Cinto de Seguranca

Preocupados com a possibilidade de furos nos pneus de suas mountain bikes, muitos ciclistas optam por utilizar fitas protetoras, mais conhecidas pelo nome de seu fabricante original, Mr. Tuffy (a marca francesa Zéfal também produz um produto similar, com o nome de Z Liner).

De fato, este produto garante uma proteção extra entre o pneu e a câmara de ar, impedindo que a última seja furada por espinhos e outros agentes perfurantes.

O problema é que este produto tem suas desvantagens. É caro, pesado e principalmente, difícil de ser instalado por quem não tem experiência. Além disso, tem o péssimo hábito de sair do lugar com o tempo, anulando seu efeito protetor.

Felizmente, existe uma solução caseira que pode substituir com vantagens as fitas comercializadas no mercado.

Nossa “fita protetora” nada mais é do que um simples pedaço de cinto de segurança velho, que pode ser adquirido em ferro-velhos, instalado entre o pneu e a câmara de ar. Por possuir um textura muito similar ao do interior do pneu, uma vez instalado, permanece fixo em sua posição, mesmo que o pneu fique murcho por falta de ar. Outro ponto a favor é que, por ser mais largo e flexível, o cinto de segurança se encaixa muito melhor no pneu da bike, adicionando uma proteção extra nas laterais do pneu, o que as fitas protetoras convencionais não fazem.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização