27 de abril de 2024
Vittoria Barzo

Como limpar e conservar os pneus de sua bike

Manter seu equipamento limpo e lubrificado não apenas melhora a estética da bike, mas também resulta em uma pedalada mais eficiente, segura e confiável

Cuidar de sua bicicleta e manter um calendário de manutenção periódica ajuda a prevenir danos e desgastes prematuros. Manter seu equipamento limpo e lubrificado não apenas melhora a estética da bike, mas também resulta em uma pedalada mais eficiente e segura, já que uma bike mantida em boas condições sempre será mais confiável do que uma negligenciada.

Seja como for realizada a limpeza da bike, é muito importante dar uma atenção especial às rodas e pneus, conferindo possíveis desgastes e danos em sua superfície, que muitas vezes ficam mascarados pela sujeira. Confira abaixo algumas dicas de manutenção para pneus do fabricante italiano Vittoria:

Vittoria Barzo

Retire as rodas da bike – Sempre que possível, opte por retirar as rodas da bike quando for lavá-las, de forma ter melhor acesso à sua superfície e evitar possíveis contaminações nas pinças de freio.

Material de limpeza – Basicamente precisaremos de um balde ou mangueira de água, uma escova de cerdas macias, detergente de cozinha ou xampu específico para a limpeza de bicicletas e um pano seco que não solte fiapos.

A lavagem – Enxague previamente as rodas com água em abundância antes de começar a escovação. No caso do uso de detergente de cozinha, coloque uma colher de sopa para cada litro de água, misture bem e utilize a escova para ensaboar toda a superfície lateral e a banda de rodagem do pneu, prestando atenção em eventuais crostas de terra ou sujeira que podem indicar uma possível perfuração. Enxague logo em seguida, para evitar manchas de secagem.

Inspeção – Após secar as rodas com o pano, é a hora de realizar uma inspeção cuidadosa em toda a superfície dos pneus, procurando por cortes, riscos profundos e elementos estranhos que possam danificar o componente como cacos de vidro e pedaços de arames presos aos cravos.

 Conservação

Manter os pneus em boas condições é tão importante quanto a limpeza. Por isso, preste sempre a atenção nas condições de armazenagem da sua bike e na pressão do ar dos pneus. 

Onde guardar a bike – Evite a todo custo deixar sua bike por longos períodos de tempo exposta ao sol e às intempéries. Recomenda-se guardar a bike em local sombreado e com temperatura mais ou menos constante, como garagens ou no interior da residência.

Como posicionar a bike – Sempre que possível, deixe sua bike pendurada, de forma evitar que os pneus fiquem constantemente suportando o peso da bike. Esta dica é particularmente útil para o ciclista que deixa a bike parada por longos períodos de tempo, o que pode causar deformação nos pneus.

Pelo mesmo motivo, deve-se manter a pressão dos pneus sempre em uma faixa aceitável, mesmo quando a bicicleta fique parada por muito tempo. Isto significa que tanto pressões de ar excessivas quanto pneus totalmente murchos devem ser evitados a todo custo

Cuidado com contaminações externas – Evite a todo custo o uso de intensificadores de cor e brilho – conhecidos popularmente como ‘pretinho’ – nos pneus de sua bike. Muitos desses produtos contém solventes em sua formulação que podem com o tempo ressecar a borracha dos pneus.

Da mesma forma, evite deixar os pneus em contato com produtos químicos, principalmente os derivados de petróleo.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização