20 de maio de 2024

Bicicross brasileiro terá centro de treinamento de primeiro mundo

Estrutura será construída no complexo esportivo do Autódromo Internacional Ayrton Senna em Londrina, PR

Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) apresenta projeto aos orgãos envolvidos - Foto: CBC/Divulgação
Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) apresenta projeto aos orgãos envolvidos – Foto: CBC/Divulgação

Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC)

Os atletas do Bicicross brasileiro terão em breve um Centro de Treinamento de primeiro mundo para poder treinar com todas as condições necessárias que são exigidas no alto rendimento. A estrutura será construída no Complexo Esportivo do Autódromo Internacional Ayrton Senna, na cidade de Londrina, no Paraná.

Esta será a primeira pista de Supercross construída em solo brasileiro. A pista de Supercross tem o mesmo formato da pista utilizada nos Jogos Olímpicos e nas principais competições internacionais desta disciplina. Seu grande diferencial é o “Gate” de largada, onde os atletas enfrentam uma descida com oito metros de extensão, bem maior do que o de uma pista tradicional de Bicicross, que tem cerca de cinco metros. Durante o percurso, as rampas também são bem maiores.

Além da pista com medidas internacionais, também será oferecido aos pilotos uma estrutura inédita, com uma equipe multidisciplinar que ficará responsável pelas avaliações e acompanhamento dos atletas em treinamento. “Pretendemos sempre estar realizando períodos de treinamentos em conjunto com toda a comissão técnica do BMX, realizando Clínicas de Avaliação com jovens promessas, e também estar utilizando a excelente estrutura para avaliar de forma detalhada os nossos atletas, oferecendo todo o suporte necessário para todas as áreas multidisciplinares que estarão trabalhando em conjunto neste grande projeto”, destacou Francisco Florencio, Diretor do Departamento de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

O projeto será divido em duas etapas. Primeiro vai acontecer a construção da pista de Supercross, que atenderá grande parte das necessidades da disciplina olímpica do BMX, proporcionando um local adequado e com infraestrutura para a realização de treinamentos e preparação dos atletas brasileiros para as competições internacionais. E a segunda etapa será contemplar um ginásio equipado com equipamentos específicos destinados ao treinamento de força e potência, salas de recuperação, além de auditório para reuniões entre a comissão técnica e os atletas.

Foto: CBC/Divulgação
Foto: CBC/Divulgação
Foto: CBC/Divulgação
Foto: CBC/Divulgação

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização