27 de abril de 2024
Xoss XR01
Xoss XR01- Foto: André Ramos / MTB Brasília

Review: Luz traseira de segurança Xoss XR01

Presença de recursos smart, como modo standby e luz de freio automáticos tornam o pisca-pisca da Xoss uma das melhores opções custo x benefício do mercado

Acessório essencial para as pedaladas urbanas, a iluminação de segurança aumenta a visibilidade do conjunto ciclista / bicicleta, evitando acidentes potencialmente perigosos. Para cumprir seu papel com louvor, uma boa luz traseira de segurança precisa proporcionar:

  • Boa visibilidade;
  • Boa autonomia de uso;
  • Resistência contra intempéries;
  • Facilidade de instalação e uso.

Tema de nosso review, a luz de segurança Xoss XR01 reúne todas essas características, incluindo no pacote recursos smart e um preço bastante acessível.

Xoss XR01
Xoss XR01 – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Produzido pela Xoss, marca baseada em Hong Kong especialista em acessórios eletrônicos para ciclismo como ciclocomputadores, sensores e luzes de segurança, o XR01 é uma luz traseira do tipo pisca-pisca de tamanho compacto, leve e descomplicada de usar. Com apenas 30 x 30 x 30mm e carca de 19 gramas de peso, apresenta-se sob um belo grafismo que imita a textura de fibra de carbono.

Versatilidade de uso e montagem – Em sua embalagem, o XR01 vem com dois tipos de suporte de montagem. A principal é a tradicional banda emborrachada, que permite fixar a luz de segurança de forma rápida e fácil no canote do selim, guidão, quadro da bike ou até mesmo no capacete do ciclista. Além disso, o XR01 conta com um suporte específico para fixação nos trilhos do selim, o que facilita a instalação em bicicletas equipadas com canotes de selim retráteis ou em qualquer outra situação que inviabilize sua instalação de forma convencional.

Xoss XR01

Em ambos os tipos de montagem, o XR01 é encaixado através de um sistema de montagem de baioneta 1/4 de volta, similar (mas não compatível!) ao utilizado nos suportes de computador Garmin e IGP Sports, entre outros.

Luz de freio automática – Outro recurso de segurança bem-vindo é a presença de um sensor interno de movimento que aciona o modo Luz de Freio todas as vezes em que a bicicleta sofre uma desaceleração, alternando o modo de exibição dos LEDs para uma luz contínua de alta intensidade. O mesmo sensor de movimento é responsável também pelo modo stand by, onde o desligamento ou acionamento do XR01 é realizado de forma automática de acordo com o movimento ou não da bicicleta, facilitando assim o trabalho do ciclista.

Xoss XR01

Carregamento e autonomia de uso – Equipado com uma bateria recarregável de lítio-íon de 260 mAh, o XR01 conta com uma porta de carregamento do tipo USB Type-C, seguindo a tendência mundial dos modernos dispositivos eletrônicos do gênero. Seu principal diferencial em relação aos padrões USB anteriores é seu formato de encaixe simétrico, o que permite encaixá-lo na porta em duas orientações.

A porta de carregamento de energia fica bem vedada e localizada na parte inferior, o que na teoria evita o acúmulo de água na região. Na prática, achei a capa de borracha que tampa a porta é de fechamento um tanto quanto problemático, permitindo a entrada de umidade caso não esteja 100 porcento ajustada.

Quando ajustado no modo stand by, o XR01 desliga automaticamente após 30 segundos de inatividade, voltando a funcionar quando a bike volta a se movimentar. De acordo com o fabricante, nesta opção a durabilidade da carga da bateria pode prolongar-se a até impressionantes 3 meses de uso. Com os LEDs ativados, a autonomia pode variar — de acordo com nossos testes — entre 7 a 16 horas, dependendo do modo de exibição.

Xoss XR01

Proteção contra intempéries – Certificado pelo padrão IPX6, a luz de segurança Xoss XR01 conta com proteção contra o ingresso de água prejudicial decorrente de jatos de água potentes, o que em tese o habilita a funcionar mesmo sob chuvas torrenciais. Em nossos testes realizados durante a temporada de chuvas aqui em Brasília, o dispositivo resistiu heroicamente a uma mistura de água da chuva e poças de água e lama, sem que seu funcionamento fosse comprometido.

Visibilidade – Embora não tão potente quanto minha velha e confiável luz traseira Bontrager Ion 100 R, a Xoss XR01 produz uma iluminação de alcance razoável, tanto de dia quanto em situações noturnas, podendo ser vista a cerca de 500 metros em qualquer um dos seus 4 modos de exibição sem problemas, o que a torna uma ótima opção de luz de segurança para as mais variadas situações.

Luz traseira de segurança Xoss XR01

Construção e acabamento
Facilidade de uso
Recursos e modos de iluminação
Visibilidade noturna e diurna
Custo x benefício

Excelente!

Dispositivo de segurança que oferece boa visibilidade, comodidade de uso e ótima relação custo x benefício

Conclusão – Em um mercado saturado de acessórios para iluminação de segurança, o Xoss XR01 destaca-se por oferecer uma boa luminosidade, recursos smart normalmente presentes apenas em dispositivos de preço muito mais elevado, facilidade de uso e um excelente custo x benefício. Aprovado!

Pontos positivos

  • Carregamento USB Type-C;
  • Luz de frenagem;
  • Preço competitivo
  • Modo Standby.

Pontos negativos

  • Proteção da porta de carregamento.

Preço e disponibilidade – Comercializado no portal da AliExpress, a Luz de Segurança Xoss XR01 pode ser adquirido por apenas R$38,19 (mais aproximadamente R$7,81 estimados em imposto).

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização