27 de abril de 2024
Corsa Bike Parts
Foto: Divulgação / Corsa Bike Parts

Review: Manutenção de suspensões Corsa Bike Parts

Distribuidor oficial das marcas Fox e Marzocchi oferece serviço de manutenção para amortecedores de bicicleta em nível nacional

Inaugurado oficialmente em novembro do ano passado, o Centro de Manutenção Especializada da Corsa Bike Parts surgiu com uma proposta inovadora no Brasil: a oferta de uma oficina especializada em amortecedores para bicicletas com atendimento em nível nacional, capaz de realizar revisões e reparos utilizando profissionais capacitados, com ferramental, peças e insumos originais e prazo de entrega condizente com a realidade do mercado, além de atender usuários que não possuem assistências técnicas autorizadas em sua região.

Corsa Bike Parts
Componentes internos e kits de reparo originais – Foto: Divulgação / Corsa Bike Parts

A importância da manutenção – Frequentemente subestimada por uma boa parte dos ciclistas, a manutenção do garfo de suspensão é fundamental para a conservação e segurança do componente. Caso negligenciado por muito tempo, o componente poderá não apenas deixar de operar de forma eficiente, como inclusive causar acidentes sérios por falha em seu funcionamento.

Por pura falta de esclarecimento, muitos proprietários de bicicletas ignoram que a chamada ‘revisão geral’ anunciada nas oficinas não envolvem serviços diferenciados como sangria de freios e desmontagem / revisão de garfos de suspensão e amortecedores traseiros. Além disso, a falta de mão de obra especializada e altos custos de manutenção desencorajam até mesmo ciclistas experientes, que sabem da importância da manutenção, mas acabam por protelar os prazos recomendados pelos fabricantes.

Corsa Bike Parts
Desmontagem – Foto: Divulgação / Corsa Bike Parts

“Boa parte dos ciclistas só traz a suspensão para abrir quando ela para de funcionar corretamente, algo que poderia ser evitado caso houvesse uma manutenção preventiva”, explica Bruno Matos, mecânico da loja e oficina BSB Tri Bike, em Brasília.

Outro erro comum é achar que o serviço pode ser realizado em qualquer oficina de bicicletas, já que o serviço exige qualificação profissional e ferramental diferenciados.

“A manutenção preventiva é fundamental para que o produto continue funcionando bem e proporcionando a melhor experiência ao ciclista. A cada dia, a tecnologia embarcada neste tipo de produto aumenta e, por consequência, a necessidade da manutenção preventiva também”, afirma Marcio Gobe, diretor de comunicação da Corsa Bike Parts.

Corsa Bike Parts
Foto: Divulgação / Corsa Bike Parts

Para Gobe, protelar a revisão do componente pode trazer outras consequências. “Não seguir a tabela de manutenção recomendada pelo fabricante pode provocar danos mais graves ao produto, sendo necessário realizar manutenção corretiva, o que pode aumentar muito o custo do reparo”, completa.

Serviço diferenciado – Voltado tanto para o consumidor final quanto para o lojista, o serviço oferecido pela Corsa Bike Parts é exclusivo para as marcas Fox e Marzocchi. Seu atendimento é em escala nacional, através do seu website oficial, e engloba manutenção e reparos de garfos de suspensão, shocks traseiros e canotes telescópicos de selim, por preços que começam nos 100 reais (revisão de 50 horas) até R$ 1.099,00 (full rebuild de garfos de suspensão), dependendo do modelo. Os valores da revisão completa (full rebuild) inclui reparos e insumos originais de fábrica.

Atualmente, o serviço é oferecido tanto diretamente ao consumidor final quanto para lojistas parceiros, que podem encaminhar o componente para a Corsa, poupando assim seu cliente dos trâmites burocráticos do processo.

“Contamos com um canal de atendimento direto para lojistas parceiros que não realizam este tipo de serviço em suas oficinas, onde é concedido um cupom de desconto na contratação do serviço para pessoas jurídicas”, informa Marcio Gobe.

Testando o serviço

Para conferir a qualidade do serviço, enviamos para a Corsa Bike Parts um amortecedor traseiro Fox Triad II, que equipa originalmente a mountain bike Specialized Camber Comp 2012, solicitando uma revisão completa, que inclui a troca de reparos, substituição do óleo do pistão flutuante, lubrificação interna e pressurização com nitrogênio.

Um outro shock, que ganhei de um amigo e que apresentava um sério vazamento de óleo em seu pistão interno, também foi enviado.

Corsa Bike Parts
Troca de óleo do IFP – Foto: Divulgação / Corsa Bike Parts

Para testar a eficiência do serviço, levei em consideração os seguintes aspectos que considero essenciais, não apenas na manutenção de um amortecedor de bike, mas também para outros componentes que exigem serviço diferenciado:

  • Utilização de kits de reparos e insumos originais da marca;
  • Prazos de execução similares ao oferecido em oficinas locais;
  • Serviço prestado por profissionais qualificados treinados em instituições especializadas de acordo com as diretrizes do fabricante;
  • Garantia;
  • Preço final.

Logo após entrar em contato com a Corsa, deparei-me com um pequeno problema, que pode afetar outros potenciais clientes. Por serem amortecedores específicos para o modelo de minha bicicleta, minhas ‘suspas’ não estavam listadas no site. Além disso, curiosamente a Fox não havia impresso o número de série no corpo dos shocks, o que dificultou sua identificação.

Corsa Bike Parts
Calibração com nitrogênio – Foto: Divulgação / Corsa Bike Parts

O problema foi rapidamente resolvido após entrar em contato com a Corsa, que confirmou possuir os reparos específicos para o modelo. Desta forma, enviei os shocks para a revisão.

Corsa Bike Parts
Teste de bancada – Foto: Divulgação / Corsa Bike Parts

De acordo com a Corsa Bike Parts, após a data de recebimento do produto, o prazo para realização do serviço é de até 4 dias úteis. Caso haja urgência, é possível optar pelo Serviço Express, onde o cliente paga uma taxa extra de R$100,00 por produto e, a partir da data de chegada no Centro de Manutenção, o serviço é realizado em até 24 horas e enviado de volta para o endereço cadastrado.

Corsa Bike Parts
Pronto para o uso! – Foto: Divulgação / Corsa Bike Parts

O frete de envio é pago pelo cliente na hora da postagem e o de retorno é orçado na hora da contratação do serviço dentro da própria plataforma.

No nosso caso específico, a empresa cumpriu rigorosamente o prazo estabelecido.

Manutenção de suspensões pela Corsa Bike Parts

Atendimento
Pontualidade
Facilidade de uso
Preço do serviço

Ótimo!

Avaliação – Recebemos os dois shocks revisados e em perfeito estado de funcionamento. Até o fechamento desta edição, ambos continuam a serem testados sem que nenhum problema tenha sido detectado, funcionando de forma suave e eficiente como este tipo de componente deve ser.

Corsa Bike Parts
Foto: Divulgação / Corsa Bike Parts

O único ponto positivo em nossa avaliação ficou para a interface do site na seção de serviços. Embora funcione relativamente bem quando acessada pelo smartphone, sua navegação torna-se bastante confusa quando acessada através de um computador.

Pontos positivos

  • Serviço disponível para todo Brasil;
  • Insumos e ferramental originais de fábrica;
  • Serviço realizado por profissionais especializados;
  • Preços similar ao praticado por oficinas locais;
  • Agilidade no atendimento e realização do serviço.

Pontos negativos

  • Navegação pouco intuitiva do site de solicitação do serviço.

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização