27 de abril de 2024
Lectric One
Lectric One

Lectric One, uma bicicleta sem corrente e com câmbio eletrônico automático

Equipada com câmbio interno selado e transmissão por correia dentada, nova bicicleta urbana une eficiência, componentes premium, manutenção mínima e baixo custo

Uma das principais empresas de bicicletas eletricamente asissitidas dos Estados Unidos, a Lectric Ebikes apresentou um novo modelo para uso urbano equipado com transmissão eletrônica automática que promete revolucionar o mercado, ao proporcionar recursos de alta tecnologia a um preço bam inferior ao praticado pelas e-Bikes premium.

Destinada ao segmento de mobilidade urbana, a nova Lectric One vem equipada com um motor de 750W localizado no cubo da roda traseira, capaz de proporcionar velocidades de até 45 km/h. Para alimentá-lo, existem duas opções de baterias, uma de 500 Wh e autonomia para até 80km e outra com 672 Wh, que proporciona até 120km de assistência e cinco modos de assistência, a um torque máximo de 85Nm.

Lectric One

Como de praxe neste tipo de bicicleta, a Lectric One vem equipada com um painel de controle com tela de LCD colorido, com informações sobre as métricas de pedalada, além de controlar o nível de assistência do motor e iluminação frontal e traseira, entre outras funções.

Lectric One

Transmissão automática – Desenv0lvida pela equipe de designers da Porsche, a transmissão Pinion que equipa a e-Bike Lectric One é uma evolução do modelo original P1.18, lançado em 2013.

Lectric One

Equipado com um sistema eletrônico de controle de troca de marchas automático ou manual, o novo motor Pinion C1.6i vem equipado com trocadores de marcha Smart.Shift, similar ao utilizado em carros esportivos da Porsche. Caso o ciclista prefira, a transmissão conta com um modo automático, que troca as seis marchas disponíveis de acordo com o torque e cadência aplicado na pedalada. Um ajuste fino das trocas pode ser personalizado através de um aplicativo especial para smartphones.

Ao contrário das transmissões externas que utilizam corrente e cassete, o Pinion C1.6i conta com uma caixa de engrenagens interna e totalmente selada contra agentes externos como água, lama e poeira. O sistema é banhado permanenetemente em óleo e suas marchas podem ser trocadas mesmo com a bike parada.

De acordo com o fabricante, a adoção de um sistema de transmissão interno e selado contribiu para a baixíssima necessidade de manutenção da bicicleta, fator a ser levado em consideração principalmente em modelos para deslocamento urbano.

Lectric One

Outro fator que contribui para a baixa manutenção é utilização de correia dentada Gates CDC no lugar da tradicional corrente de transmissão. Além de dispensar lubrificação, a correia possui uma durabilidade muito superior às correntes metálicas, além de ser mais silenciosa.

A correia dentada é conectada à roda traseira através de um pinhão de 24 dentes no cubo e uma coroa de 39 dentes no pedivela. O ajuste inicial da correia é realizado por um método no mínimo curioso: através do microfone do smartphone, o aplicativo checa a tensão da mesma através do tom sonoro produzido, como em um afinador eletrônico de guitarra.

Lectric One

“A tecnologia utilizada nesta bicicleta e sua baixa manuteção irá agradar tanto aos adeptos da bike como meio de locomoçãoquanto os ciclistas comuns”, disse o CEO e cofundador da Lectric, Levi Conlow. “Nenhuma outra bicicleta no mercado tem este nível de tecnologia de classe mundial a um preço tão baixo”.

A justificativa de Conlow tem embasamento. Mesmo com toda essa tecnologia, no site oficial da Lectric a nova One pode ser adquirida por menos de 2 mil dólares, valor muito inferior ao de suas concorrentes diretas.

Lectric One

Extras – A nova e-Bike vem montada com rodas aro 20 x 2.5″ resistente a furos, freios a disco hidráulicos com rotores de 180mm, paralamas e sistema de iluminação completo. Com peso total de 35kg, a Lectric One vem equipada com um robusto rack traseiro com capacidade para até 13kg de carga.

Preço e disponibilidade – Disponível apenas no mwercado norte-americano, a nova e-bike Lectric One pode ser adquirida por lá por $1,999 dólares, em regime de pré-venda e entrega prevista para ter início em maio.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização