12 de junho de 2024

Empresa produz câmbio selado com engrenagens em banho de óleo

pinionUma nova forma de trocar marchas vem da Alemanha. A Pinion, empresa com sede na cidade de Denkendorf, produz uma caixa de câmbio que vai instalada junto ao pedivela. O sistema lembra bastante o que foi usado pela bike de downhill da Honda e que foi abandonado anos atrás.

Chamado de Pinion P1.18, o sistema tem 18 marchas bastante escalonadas comandadas por um trocador do tipo Grip Shift no punho direito. Segundo as avaliações feitas pelas revistas internacionais, as trocas são bem rápidas e o ciclista pode trocar várias marchas de uma só vez.

As engrenagens funcionam em banho de óleo dentro de uma caixa selada e, segundo o fabricante, o sistema é capaz de rodar até 60 mil quilômetros sem nenhum tipo de manutenção.

O Pinion P1.18 já está em uso por 24 marcas europeias e equipam bicicletas de várias modalidades, desde mountain bikes, bicicletas urbanas e para cicloturismo como a Silkroad XPlorer.

Um dos grandes inconvenientes entretanto é o alto peso do conjunto. Para se ter uma ideia, só a caixa de câmbio pesa 2.7kg, fora os trocadores e o pedivela. Só para efeito de comparação, um kit de câmbios XT (dianteiro e traseiro) pesa apenas 384 gramas.

Para usar o Pinion, o quadro da bike deve ser feito fabricado especificamente para essa finalidade.

O produto é oferecido nas cores azul, preto e prata.

Fonte: Bike Magazine

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização