15 de julho de 2024
Scope Atmoz

Controlador remoto de pressão dos pneus será usado na Paris-Roubaix

Sistema que permite ajustar remotamente a calibragem de pneus será utilizado pelas equipes Jumbo-Visma e DSM em uma das provas de ciclismo de estrada mais desafiadoras do planeta

Os ciclistas profissionais das equipes Jumbo-Visma e DSM contarão com a tecnologia para auxiliá-los em um das provas mais desafiadoras do mundo, a Paris-Roubaix. Trata-se do Atmoz, um curiosos sistema de controle remoto da calibragem dos pneus, capaz de aumentar ou diminuir a pressão do ar em tempo real, sem a necessidade de bombas e paradas técnicas.

Scope Atmoz

Apresentado ao público no ano passado, o sistema Atmoz consiste basicamente em um mecanismo que envolve o cubo da roda, equipado com um reservatório de ar comprimido conectado a uma mangueira presa à válvula do pneu e um controlador eletrônico de acionamento wireless, capaz de inflar ou reduzir a pressão pneumática remotamente através de dois botões localizados no guidão da bicicleta.

Scope Atmoz

Operado remotamente através das redes Bluetooth ou ANT+, o sistema pode ser pareado a ciclocomputadores compatíveis, informando assim em tempo real a pressão exata dos pneus.

De acordo com o fabricante, o sistema possibilita alterar a pressão dos pneus da bike com uma velocidade máxima de 7,3psi por segundos, alterando as características de rolagem e tração em um curtíssimo espaço de tempo.

Scope Atmoz

Paris-RoubaixPlanejado para estrear originalmente na edição da Paris-Roubaix do ano passado, o controlador remoto de pressão Atmoz recebeu algumas alterações em seu projeto inicial, reduzindo o peso final e aumentando a confiabilidade, o que sinalizou com a utilização por parte das equipes Jumbo-Visma e DSM a utilizá-lo em uma prova conhecida pela diversidade dos tipos de terreno, que inclui desde trechos asfaltados ao temível piso de pavés (paralelepípedos).

Em uma prova deste tipo, a escolha da pressão correta é crucial para uma máxima performance de acordo com o tipo de terreno. Enquanto que em trechos asfaltados uma pressão maior é desejável para uma menor resistência à rolagem, uma pressão reduzida é fundamental para proporcionar conforto e agarre nos trechos de pedras irregulares.

Especificações técnicas

Peso total: 300 gramas
Velocidade da calibragem: 7,3 psi (0,5 bar) por segundos
Min / Max tire pressure: Customizável
Comunicação remota: ANT+ / Bluetooth
Carregamento: Micro USB
Limite de peso: Nenhum
Compatibilidade: Pneus tubeless apenas
Tamanho do pneu: 28” / 29″ / 700C
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização