12 de maio de 2024
Scope Atmoz

Controlador remoto de pressão de pneus estreia na Paris-Roubaix

Dispositivo possibilita inflar e desinflar pneus com a bicicleta em movimento, otimizando seu rendimento em provas com diferentes tipos de pavimento

Em declaração publicada ontem (12/04) em seu website, a União Ciclística Internacional (UCI) anunciou a aprovação de uso – em provas de ciclismo de estrada oficiais da entidade – , de um novo dispositivo eletrônico, capaz de controlar em movimento a pressão dos pneus da bicicleta.

Scope Atmoz

Em seu grande debut na Paris-Rubaix – prova caracterizada pela diversidade dos tipos de pavimentação ao longo do percurso –, o sistema Atmoz, desenvolvido pela empresa holandesa Scope Cycling, demonstrará sua capacidade de inflar e desinflar pneus de bike através de um simples toque de um botão, sem a necessidade de parar a bicicleta.

A estreia do dispositivo será nas bikes da Team DSM, equipe holandesa de ciclismo profissional da UCI WorldTour.

Team DSM
Team DSM – Foto: Divulgação

A importância da pressão correta – Em provas de pavimentação variada como a Paris-Roubaix, a pressão correta dos pneus é fator crucial para o sucesso ao fracasso do ciclista e sua equipe, que mantém os registros de pressão pneumática utilizados como um segredo guardado a sete chaves. Enquanto que pressões mais baixas oferecem menor resistência à rolagem, maior tração e conforto em pisos irregulares, pressões mais elevadas são fundamentais para se obter maior velocidade em pavimento liso.

Conhecida pelo ‘carinhoso’ apelido de O Inferno do Norte, a Paris-Roubaix costuma ser o terror de ciclistas franceses e estrangeiros, que se desesperam em tentar achar uma pressão de ar nos pneus da bicicleta adequada para superar suas variações de terreno, que vão do asfalto liso aos famosos pavés de paralelepípedos. Especialistas afirmam que as diferenças entre as pressões ideais para pneus ao longo da Paris-Roubaix podem variar em até 43 psi, o que demonstra a importância da calibragem em provas desse tipo.

Scope Atmoz

De acordo com a UCI, o fator determinante para a aprovação do Scope Atmoz é a ausência de compressor ou de partes móveis, além de não alterar estruturalmente a integridade das rodas. Segundo as fotos divulgadas pela Scope, o sistema é composto por um mecanismo que envolve o cubo da roda, com uma mangueira que o conecta ao pneu (que deve ser necessariamente tubeless). Em seu website, a Scope descreve o Atmoz como um “sistema de gerenciamento de pressão  baseado em uma válvula mecânica, que regula o fluxo de ar entre um reservatório e o pneu”.

Especificações técnicas

Comunicação: ANT+ / Bluetooth
Carregamento: USB-C
Limitação de peso: Nenhuma
Tipo de pneu: Tubeless
Compatibilidade: Rodas 29″ e 700c

Dois botões situados no guidão da bicicleta acionam remotamente o sistema, permitindo assim inflar ou desinflar os pneus de acordo com o desejado. O sistema funciona através de redes Bluetooth e ANT+, o que permite pareá-lo com ciclocomputadores de forma mostrar a pressão dos pneus em suas telas.

Scope Atmoz

Preço e disponibilidade – Compatível com rodas aro 29” e 700c, o sistema de gerenciamento de pressão de pneus Scope Atmoz pode ser adquirido diretamente no website da empresa, ao preço de 3.998 euros.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização