17 de junho de 2024
Henrique Avancini
Avancini em Petrópolis - Foto: Felipe Almeida

Petrópolis é palco da 3ª edição do Desafio de Gigantes Internacional de MTB

Provas de MTB serão realizadas de 10, 11 e 12 de março no Villa Itaipava Resort & Conventions, em Petrópolis (RJ)

A terceira edição do Desafio de Gigantes Internacional será realizada de 10 a 12 de março no Villa Itaipava Resort & Conventions, em Itaipava, Petrópolis (RJ). O evento de MTB idealizado por Henrique Avancini deve contar com mais de 1.200 ciclistas de dez países na região serrana do Rio de Janeiro.

Desafio de Gigantes Internacional
Foto: Divulgação / Alemão Silva

As provas de Mountain Bike valem para o ranking internacional, que podem ser fundamentais para a classificação da modalidade para os Jogos de Paris 2024. Além de aumentar o nível do ciclismo nacional, a ideia Henrique Avancini é trazer ainda mais atletas internacionais para Petrópolis (RJ).

Toda a estrutura oferecida no Villa Itaipava Resort & Conventions, bem como a qualidade da pista jogam a favor do Desafio de Gigantes Internacional. A estratégia vai mais além: fazer com que os estrangeiros utilizem a região como pré-temporada de inverno.

”O objetivo é aumentar o fluxo de atletas na cidade para as pré-temporadas de europeus e norte-americanos. É um evento para fomentar esse fluxo, aproveitando as vantagens de treinamento e facilidade de logística estando próximo ao aeroporto internacional do Rio de Janeiro. Sem nunca deixar de lado o desenvolvimento do MTB brasileiro”, disse Henrique Avancini.

O atleta considerado o maior nome da história do MTB brasileiro, lançou no mês de janeiro, no mesmo local do Desafio de Gigantes Internacional sua nova equipe para a temporada 2023. Batizado de Caloi / Henrique Avancini Racing, o time participará de todas as grandes competições da modalidade nos próximos anos. Além do astro do ciclismo nacional, de 33 anos, o grupo terá ainda com Sabrina Oliveira (20 anos), Cainã Oliveira (20 anos) e Ulan Galinski (25 anos).

Serão três provas válidas pelo ranking mundial, além de uma Maratona Amadora de 40 e 20 km. O Desafio de Gigantes Internacional distribui 105 pontos. Os atletas terão duas provas de XCO – Cross Country Olímpico sendo uma Classe 2 e outra Classe 1, e mais um XCC – Short Track da Classe 3. O Desafio de Gigantes também ajudará os países na obtenção de vagas para o Sul-Americano de MTB, que será realizado no fim do ano.

As provas serão divididas em três classes. Na classe XCM – Maratona, um percurso reduzido para 20 categorias como veterano e master. Já um completo para 19 categorias, como elite masculino e feminino. Na XCO classe 1, a divisão é feita por oficiais e amadoras. Apenas as oficiais pontuam no ranking nacional e estadual. Na XCO classe 2, competem apenas os atletas Elite Masculino e Feminino, no dia 10 de março.

Desafio de Gigantes Internacional
Foto: Divulgação / Alemão Silva

”Vamos entregar um evento de nível mundial e mostrar que Petrópolis (RJ) é um ótimo destino para a pré-temporada de atletas que treinam e moram no Hemisfério Norte. O clima ajuda bastante! Outro fator importante é elevar o nível dos atletas brasileiros, que cada vez mais vão poder medir forças contra os melhores do mundo”, contou Felipe Avelar, organizador do Desafio de Gigantes Internacional.

Os regulamentos de cada etapa já estão disponíveis no site oficial do evento, bem como o link para as inscrições.

Imersão – Na semana seguinte ao Desafio de Gigantes ocorrerá um projeto inédito para atletas do alto rendimento ciclismo, que mistura mentoria e imersão com nomes que fazem a diferença na modalidade

A Imersão & Mentoria Gigantes Camp é um projeto inédito no segmento e também será o Resort Villa Itaipava.  Os mentores serão Henrique Avancini, Alesandra Dutra, Hélio Souza, Danilo Barros, Felipe Stanford e mais três grandes nomes que serão divulgados no decorrer de fevereiro.

O objetivo do evento é o ganho de performance pessoal, seja nos negócios, saúde, esporte e família. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site oficial.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização