28 de abril de 2024
Mavic Cosmic Ultimate 45 Disc

Rodas Mavic Cosmic Ultimate 45 Disc: Leve na bike, pesada no bolso

Roda mais leve já produzidas pela marca francesa é totalmente montada a mão e conta com aro, cubo e raios em carbono

Com a bagagem acumulada de mais de 130 anos de história na vanguarda do ciclismo mundial, a renomada marca francesa de rodas e acessórios Mavic anunciou o lançamento de sua nova roda topo de linha para bicicletas de estrada, a Cosmic Ultimate 45 Disc.

Mavic Cosmic Ultimate 45 Disc

Projetada para combinar aerodinâmica e rigidez estrutural para proporcionar rápida aceleração na estrada, a nova Cosmic Ultimate 45 Disc foi totalmente projetada nas instalações da Mavic em Annecy, na França, onde as rodas são montadas a mão, em um processo que consome nada menos que 8 horas de serviço para posicionar e montar as 71 peças de carbono que a integram.

Componentes otimizados – Para a construção da nova roda, a Mavic fez uso intenso da fibra de carbono aeronáutico como matéria-prima do aro, dos cubo e até mesmo dos raios que a compõem.

Com 45mm de profundidade e a largura interna de 19mm (27 externa), o aro pesa apenas 403 gramas e é composto por 5 tipos diferentes de fibra de carbono, estrategicamente posicionadas para alcançar a melhor relação peso x resistência.

Nativamente projetado para sistemas de montagem tubeless (sem câmara de ar), o aro não possui orifícios internos, o que dispensa o uso de fitas de vedação. Sua superfície interna com design hookless não conta com chanfros internos, o que garante uma maior superfície de contato com as bordas do pneu e proporcionando assim, maior vedação e segurança. De acordo com o fabricante, a Cosmic Ultimate 45 Disc é otimizada para uso com pneus tubeless na medida 700 x 25mm a uma pressão máxima de 87psi, podendo ser utilizada com pneus de até 700 x 32mm.

Mavic Cosmic Ultimate 45 Disc

Seus cubos são construídos em alumínio T6 2014, liga frequentemente utilizada na indústria aeroespacial por suas características de alta dureza e baixo peso. Cada cubo é revestido por uma camada de fibra de carbono UD2 que, além do aspecto estético, o protege contra as intempéries.

Equipado com rolamentos selados de alta precisão, os cubos das rodas Cosmic Ultimate 45 são compatíveis com eixos thru-axles de 12×100mm (dianteiro) a 12×142mm (traseiro), podendo ser convertidos para blocagens do tipo quick release mediante adaptador fornecido com o jogo de rodas. Já a ancoragem do rotor de freio é fornecido apenas na opção de engate Shimano Center Lock.

O freehub conta com a tecnologia Instant Drive 360, que proporciona engates rápidos e precisos mesmo sob carga intensa. De acordo com a Mavic, a roda traseira será oferecida nas opções com freehub nos padrões Shimano, SRAM e Campagnolo.

Mavic Cosmic Ultimate 45 Disc

Construídos em fibra de carbono, os raios elípticos proporcionam uma imensa vantagem aerodinâmica sobre os modelos metálicos, e são montados na roda através da tecnologia Rim-to-Rim (R2R), que distribui 10 raios de cada lado da roda, totalizando 20 pontos de contato com o aro.

Especificações técnicas

Aros
Material: 100% fibra de carbono UD
Altura: 45 mm
Furação: co-molded Fore drilled inserts
Freios: A disco
Diâmetro da válvula: 65 mm
Pneus: UST Tubeless e com câmara
Largura interna: 19 mm
ETRTO: 622 x 19TC
Raios
Material: Fibra de carbono UD
Número de raios: 20 por roda
Montagem: Cruzamento duplo
Tecnologia: R2R Carbon
Cubos
Material: Alumínio e carbono
Eixo dianteiro: 12 x 100mm through axle / quick release
Eixo traseiro: 12 x 142mm / quick release
Freehub: Instant Drive 360
Compatibilidade: Shimano, Sram e Campagnolo

Leve na bike, mas não no bolso – O peso total do conjunto de rodas Cosmic Ultimate 45 Disc é de apenas 1.255 gramas (575 gramas na roda dianteira e 680 na traseira), o que a torna um dos modelos mais leves em sua categoria.

O peso aliviado e as tecnologias empregadas obviamente tem seu peso no bolso do consumidor final. De acordo com a Proparts, distribuidora oficial dos produtos Mavic no Brasil, as novas rodas Cosmic Ultimate 45 serão comercializadas por aqui ao preço de R$34.149,00.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização