29 de abril de 2024
WheelTop EDS OX

Transmissão eletrônica WheelTop EDS OX oferece eficiência a baixo custo

Compatível com cassetes de 7 a 12 velocidades, transmissão eletrônica wireless pesa menos que seu concorrente topo de linha e custa uma fração do seu preço

Lançado no segundo semestre do ano passado, o grupo de transmissão eletrônica EDS OX, do fabricante chinês WheelTop vem aos poucos se firmando como um sério concorrente em um mercado de componentes para bicicletas dominado pelas gigantes Shimano e Sram, ao oferecer um produto que alia ampla compatibilidade e precisão de funcionamento, além de baixo peso e preço competitivo.

WheelTop EDS OX

Desenvolvido para utilização em bicicletas MTB, o EDS OX é composto por um câmbio traseiro com braço articulado convencional em paralelogramo, com acionamento eletrônico remoto através de um trocador instalado no guidão da bike.

Seu corpo é construído em liga de alumínio com acabamento em preto anodizado, mesmo material que compõe seu braço (cage), que comporta duas polias com rolamentos selados, sendo a guia (superior) com 12 dentes e a de tensão (inferior) com 14 dentes.

WheelTop EDS OX

O câmbio conta com sistema estabilizador que evita o chacoalhar da corrente em terrenos acidentados, sendo compatível com cassetes com range de 10 a 52 dentes, de 7 a 12 velocidades, regulável através de um aplicativo para smartphone.

O motor encarregado da rápida troca de marchas é alimentado por uma bateria recarregável e removível de 800mAh, acoplada na parte traseira do câmbio. De acordo com o fabricante, sua autonomia de uso é de uma semana de uso contínuo.

WheelTop EDS OX

Trocador de marchas – Com seu layout clássico de dois botões, o trocador de marchas EDS OX pode ser montado sobre ou sob o guidão da bicicleta, podendo ter seu uso personalizado através do aplicativo para smartphone. Seus botões contam com uma superfície texturizada para evitar escorregões e trocas de marcha acidentais.

Baixo peso e custo final – Com apenas 416 gramas de peso final (incluindo a bateria), o grupo eletrônico EDS OX é mais leve que o grupo topo de linha da Sram, o XX1 Eagle AXS, que pesa 466 gramas e é comercializado no Brasil ao preço médio de 10 mil reais.

Além do baixo peso, o EDS OX custa uma fração do preço de seu concorrente. No site da AliExpress, a transmissão eletrônica da WheelTop é comercializada por R$ 2.289,44 ou até 4 vezes de R$ 572,36 sem juros (kit com câmbio traseiro, trocador de marchas, duas baterias e carregador USB.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização