29 de abril de 2024
Amsterdã
Interior da Stationsplein - Foto: Divulgação / City of Amsterdam

Amsterdã inaugura maior estacionamento subterrâneo (e subaquático!) para bikes do mundo

Com capacidade para 7 mil bikes, mega construção foi construída parte sob o solo, parte sob um antigo canal da capital holandesa

Cidade que possui mais bicicletas do que pessoas, Amsterdã conta com um dilema urbano particular: o enorme déficit de vagas e paraciclos, principalmente na zona central da cidade. Segundo estimativas recentes, 63% dos mais de 820 mil habitantes da cidade realizam ao menos uma viagem diária sobre a bike.

Foi para resolver esse problema, a prefeitura de Amsterdã inaugurou neste última quarta-feira (25/01) um novo e moderníssimo estacionamento subterrâneo com capacidade para até 7 mil bicicletas.

Amsterdã
Interior da Stationsplein – Foto: Divulgação / City of Amsterdam

Chamada de Stationsplein, o novo estacionamento foi projetado pelo estúdio de design holandês wUrck Achitecture e demorou quatro anos para ficar pronto. Parte de sua estrutura foi construída sob as águas de uma canal. Para isto, os trabalhadores drenaram a água em frente à estação para inserir o piso da garagem e instalar colunas gigantes que sustentam o telhado submerso.

Amsterdã
Parte da estrutura do estacionamento foi construída sob as águas de um canal – Foto: Divulgação / City of Amsterdam

Sua localização, próxima à Estação Central de Amsterdã, dará acesso direto aos passageiros que forem acessar o metrô. O projeto custou ao todo 60 milhões de euros (aproximadamente 331 milhões de reais).

Confira o vídeo que registra a construção do estacionamento em time lapse:

Com abertura ao público programada para hoje (28/01), o estacionamento será gratuito nas primeiras 24 horas e, após este período, terá o custo de 1,35 euros (cerca de R$ 7,45).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização