16 de julho de 2024
Caloi Elite Carbon FS
Caloi Elite Carbon FS - Foto: Felipe Almeida / Divulgação)

Conheça em detalhes a bike que Avancini utilizará na temporada 2023

Projeto inovador da marca brasileira, nova Elite Carbon FS conta com componentes de ponta, com destaque para as rodas em carbono com raios ultraleves de Vectran

Esta semana, em conjunto com o anúncio do retorno do campeão mundial Henrique Avancini à equipe que o revelou no cenário do mountain bike, foi apresentada ao público a nova bicicleta da Caloi  que será a bicicleta utilizada pela equipe Caloi / Avancini Racing, composta pelos atletas Henrique Avancini, Cainã Oliveira, Ulan Galinski e Sabrina Oliveira durante a temporada 2023. Confira a novidade.

Equipe Caloi / Avancini Racing
Equipe Caloi / Avancini Racing – Foto: Felipe Almeida / Divulgação)

Novo quadro – Mais leve e com geometria aprimorada, a nova Caloi Elite Carbon FS 2023 é uma evolução do modelo atual comercializado pela marca, resultando em uma redução de peso considerável em relação a sua predecessora. Para se ter uma ideia, a nova pintura e grafismo da bike pesa apenas 60 gramas, contra cerca de 200 gramas do modelo anterior.

Caloi Elite Carbon FS
Foto: Márcio de Miranda / Planeta da Bike

Construída em carbono com a expertise dos designers australianos da XdS e participação ativa de Avancini e os demais atletas da Caloi, a bicicleta full suspension conta com 100mm de curso de amortecimento em ambas as extremidades, chegando a um espantoso peso total de apenas 9,670 gramas.

As bikes, montadas pela Caloi em sua fábrica no Polo Industrial de Manaus, são equipadas com o grupo de componentes topo de linha da Shimano, o XTR M9100 de 12 velocidades (mecânico).

Shimano XTR M9100
Detalhe do grupo transmissor Shimano XTR M9100 de 12 velocidades – Foto: Márcio de Miranda / Planeta da Bike

“A Shimano é um dos grandes pilares do ciclismo no mundo. Eu já tinha um relacionamento com a empresa no âmbito internacional e mais profundo ainda com a Shimano Brasil e Latin America. Então, juntamos as duas pontas. A Shimano foi o primeiro parceiro que fui buscar assim que tomei a decisão de viabilizar um novo time, nesse novo formato. É uma marca que já tem conexão, um relacionamento de muitos anos, nos conhecemos bem e também o modelo de operação de cada um. E isso contribui muito para que o trabalho seja eficiente e produtivo para os dois lados”, comenta Avancini.

9th Wave Cycling
Rodas 9th Wave Cycling – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Rodas tecnológicas – Provavelmente o maior destaque entre os componentes da nova bike, o conjunto de rodas utiliza uma série de tecnologias de última geração que resultaram em um modelo leve, resistente e que contribui ativamente para o conforto da bicicleta.

Construída totalmente a mão pela holandesa 9th Wave Cycling, as rodas contam com aros produzidos em uma camada mista de fibra de carbono 3K e UD (unidirecional), com 37mm de largura (30mm interna) na roda traseira e 42mm de largura (35mm interna) na roda dianteira, sendo compatível com pneumáticos entre 2,25 a 2,50 polegadas de largura.

Suas paredes internas utilizam o design hookless (sem chanfro) e a furação conta com perfil assimétrico para uma melhor distribuição da tensão dos raios.

Caloi Elite Carbon FS
Detalhe da furação assimétrica do aro – Foto: Márcio de Miranda / Planeta da Bike

No lugar dos raios convencionais em aço, as rodas 9th Wave utilizam uma revolucionária fibra têxtil de alta resistência denominada Vectran. Produzidos na Alemanha pela Pi Rope, os raios que mais parecem uma espécie de ‘barbante colorido’ utilizam como matéria-prima um polímero cinco vezes mais forte que o aço, pesando apenas uma pequena fração deste e possui características únicas de resistência e baixo peso, como também contribui para absorver os impactos e vibrações causados pelas irregularidades do terreno.

Pi Rope
Detalhe dos cubos e raios Pi Rope – Foto: Márcio de Miranda / Planeta da Bike

Os cubos, também da Pi Rope, contam rolamentos selados e, no caso do cubo traseiro, possui sistema de engate de engrenagem (Ratchet), de fácil manutenção e alta confiabilidade.

Montadas na configuração tubeless (sem câmara de ar), as rodas são equipadas com pneus Vittoria Mezcal, na medida 29 x 2.35 polegadas.

Vittoria Mezcal
Foto: Divulgação / Vittoria

Cockpit – Pontos de contato entre o ciclista e a bike, os componentes do chamado cockpit da bike não foram relegados a um segundo plano. Os pedais escolhidos foram os leves e confiáveis Shimano XTR PD-M9100, de apenas 310 gramas de peso total (o par). Tanto o guidão quanto a mesa, em fibra de carbono,  são da marca italiana FSA e o selim escolhido foi o Antares Versus Evo R1 Adaptive. Impresso em tecnologia 3D, o selim topo de linha da Fi’zi:k conta com densidade variável ao longo de sua superfície, mesclando assim resistência e conforto, mesmo nos pedais mais longos.

Fi'zi:k Antares Versus Evo R1 Adaptive
Detalhe do selim Fi’zi:k Antares Versus Evo R1 Adaptive – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Para proporcionar maior segurança e controle da bike nos trechos mais técnicos do percurso, a nova Caloi Elite Carbon FS vem equipada com canote retrátil Fox Transfer SL Kashima.

Especificações técnicas

Quadro
Quadro Fibra de carbono by XdS
Garfo Fox 32 Step-Cast Kashima Coat com 100mm de curso e trava no guidão
Shock traseiro Fox Float DPS com 100mm de curso e trava no guidão
Caixa de direção CeramicSpeed  SLT (Solid Lubrication Technology)
Rodas
Rodas 9th Wave, com aros em carbono Ninefold Flex 30mm (traseiro) e 35mm (dianteiro), com raios Pi Rope Vectran 28 furos
Pneus Vittoria Mezcal 29×2.35″ Tubeless
Transmissão
Pedais Shimano XTR PD-M9100
Pedivela Shimano XTR FC-M9100
Coroa 38 dentes
Corrente Shimano CN-M9100 12 velocidades
Cassete Shimano XTR CS-M9100 12 velocidades
Câmbio traseiro Shimano XTR RD-M9100 12 velocidades
Trocador de marcha Shimano XTR SL-M9100 12 velocidades
Cockpit
Guidão FSA Carbon
Manoplas RDR Italia
Mesa FSA Carbon
Selim Fi’zi:k Antares Versus Evo R1 Adaptive 3D
Canote de selim Fox Transfer SL Kashima
Freios Shimano XTR M9100

Disponibilidade – De acordo com o CEO da Caloi, Cyro Gazolla, em um primeiro momento a nova Elite Carbon FS 2023 estará disponível apenas para a Caloi Avancini Racing, mas deverá ser lançada comercialmente (com a mesma configuração utilizada pela equipe!) em uma data ainda por definir.

Acessórios e vestuário  – Além das peças e componentes que equipam sua nova bike, a equipe Caloi / Avancini Racing utilizará ao longo da temporada as sapatilhas Shimano XC9 S-Phyre, capacetes Lazer (modelos Vento KinetiCore e Genesis), óculos Oakley e vestuário técnico da marca brasileira Barbedo.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização