14 de maio de 2024
Caloi / Henrique Avancini Racing
Caloi / Henrique Avancini Racing - Foto: Felipe Almeida

Após oito temporadas, Henrique Avancini retorna à equipe Caloi

Maior nome do MTB brasileiro parte em busca de novos desafios em sua carreira

Após intensa expectativa criada após sua saída da Cannondale Factory Racing, equipe pela qual atuou por oito temporadas, Henrique Avancini anunciou na noite desta quarta-feira (18/01) seu retorno ao time que o projetou internacionalmente, a Caloi, naquilo que o atleta define como o maior desafio de sua carreira: ser parte integrante de uma equipe brasileira de mountain bike a nível internacional.

O anúncio ocorre dois meses após sua saída oficial da Cannondale Factory Racing, equipe pela qual o atleta petropolitano atuava há oito temporadas, cujo ápice foi sua conquista do Campeonato Mundial de MTB XCM em 2018, entre outros título de relevância.

Para Avancini, seu retorno à Caloi simboliza uma nova etapa em sua carreira, proporcionando o desafio único de não apenas continuar atuando nas principais provas nacionais e internacionais de MTB, mas também capitanear uma equipe competitiva e participar ativamente no desenvolvimento dos produtos da marca.

“Por trás dessa mudança existia um desejo de renovação e que tivesse um significado grande para o esporte. Optei pelo caminho que talvez represente o maior desafio da minha carreira e no esporte do Brasil”, disse Avancini.

Além do retorno de Avancini, a Caloi / Henrique Avancini Racing passa a contar com a maior estrutura já montada por uma equipe de MTB no Brasil, que proporcionará a seus atletas um suporte de nível internacional.

Além do atual Race Service localizado em Petrópolis (RJ), que conta com academia, sala de recuperação e fisioterapia, oficina mecânica e residência para os atletas, a equipe passa a contar também com o reforço de profissionais que atuarão no exterior para as competições internacionais, com uma estrutura similar à existente no Brasil para atender os atletas e staffs em períodos de treinos e provas.

Equipe polivalente – Lançada em 2015, a equipe Henrique Avancini Racing nasceu com o objetivo de lapidar jovens promissores atletas. Em 2023, com o terceiro ano de patrocínio da Caloi, o foco agora é de grandes conquistas e para isso montou um time heterogêneo, com atletas em diferentes fases da carreira.

Sabrina Oliveira, que foi campeão brasileira sub-23 no ano passado, é a representante feminina. Ela e Cainã Oliveira, que também se destacou no cenário brasileiro ano passado, são os mais jovens, com 20 anos. Ambos são remanescentes do time de 2022, assim como Ulan Galinki. O atleta baiano, de 25 anos, irá para sua terceira temporada no time Caloi após grandes conquistas no Brasil e até se destacar em importantes competições internacionais, como o Campeonato Mundial em 2022. Avancini, maior nome da história do ciclismo brasileiro, fecha a equipe.

Eduardo Rocha, CMO da Caloi, acredita que esse é um momento único para o mountain bike brasileiro. Em 2012, ele foi o principal responsável por contratar Henrique Avancini para a então Caloi Elite Team. Para esse retorno do atleta, ele comenta os objetivos da empresa com o novo projeto da Caloi / Henrique Avancini Racing.

“Queremos colocar o Brasil como referência, fortalecendo mais uma vez o mercado nacional e abrindo novos horizontes para toda a cadeia: marcas, atletas, lojistas, todos que estão envolvidos no mundo da bike de alguma forma. Nossos desafios estão nos detalhes. Henrique é perfeccionista e para ele e toda equipe performar seremos impecáveis nos produtos e na estrutura que estamos montando. Esse é mais um grande processo para desenvolvermos atletas para a próxima geração do mountain bike brasileiro”, disse Rocha.

Atletas Caloi / Henrique Avancini Racing

Henrique Avancini

  • Idade: 35 anos
  • Data de Nascimento: 30/03/1989
  • Local de Nascimento: Petrópolis (RJ)
  • Principais conquistas: Campeão Mundial de Maratona (2018), Vice-Campeão Mundial de Short Track (2021), 12 vezes Campeão Brasileiro de XCO, 21 vezes Campeão Brasileiro de MTB, Vencedor de provas de Short Track e XCO da Copa do Mundo de MTB, 2 vezes representante do Brasil em Jogos Olímpicos e atleta número 1 do ranking mundial da UCI na temporada 2020

Sabrina Oliveira

  • Idade: 20 anos
  • Data de Nascimento: 14/02/2002
  • Local de Nascimento: São Paulo (SP)
  • Disputará provas da categoria Sub-23
  • Principais conquistas: Vice-Campeã do Brasileiro de XCO 2021 (Sub-23), Campeã do CIMTB Taubaté 2021 (Sub-23), Campeã do CIMTB de Araxá e Petrópolis 2019 (Júnior),
    Vice-Campeã do Brasileiro de XCO 2018 (Juvenil), Campeã do Brasileiro de XCO 2017 (Juvenil) e Campeã do Brasileiro de XCO 2022 (Sub-23)

Cainã Oliveira

  • Idade: 20 anos
  • Data de Nascimento: 29/01/2002
  • Local de Nascimento: Sobradinho (DF)
  • Disputará provas da categoria Sub-23
  • Principais conquistas: 3º Colocado no Campeonato Brasileiro de XCO 2021 (Sub-23), Campeão do Brasileiro de XCO 2020 (Junior) e Terceiro colocado no Campeonato Brasileiro de XCO 2022 (Sub-23)

Ulan Galinski

  • Idade: 25 anos
  • Data de Nascimento: 19/06/1998
  • Local de Nascimento: Vale do Capão (BA)
  • Principais conquistas: Campeão do Brasileiro de Maratona 2021 (Elite), Campeão da Taça Brasil de XCO 2021 (Elite), Campeão da Copa Internacional 2020 (Super Elite), Vice-Campeão do Brasileiro de XCO 2019 e 2020 (Sub-23), 14º Colocado no Campeonato Mundial de XCO 2020 (Sub-23) e Vice-Campeão do Brasileiro de XCO (2022)

Nova bicicleta – Para esta temporada, a equipe Caloi / Henrique Avancini Racing utilizará uma nova bicicleta full suspension, com geometria similar a da Caloi Elite FS Carbon. Com apenas 9,670kg e equipada com componentes premium, a nova bike foi totalmente desenvolvida pelo time de engenharia da empresa com a ajuda de feedbacks dos atletas.

Avancini
Nova bike da equipe Caloi / Henrique Avancini Racing: 9,760kg – Foto: André Ramos / MTB Brasília

“Focamos em reduzir o máximo possível da matéria prima do carbono sem que afetasse a resistência e rigidez, e assim conseguimos construir um quadro 250 gramas mais leve do que o modelo anterior. No grafismo da bike trouxemos as cores icônicas da equipe, porém agregando o mínimo possível de peso. Desenvolvemos então um verniz na cor azul com uma porcentagem de translucidez que possibilita enxergar as fibras de carbono, com o logo da Caloi com as três cores que representam a equipe. Tudo isso agregando apenas 65 gramas ao peso total da bike”, explica Marcos Ribeiro, Gerente de Desenvolvimento e Produto da Caloi.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização