16 de junho de 2024
Abraciclo
Foto: Divulgação / Abraciclo / Sense Bikes

Impactada pela falta de insumos, produção de bicicletas no Brasil segue em queda

Produção de bikes no Polo Industrial de Manaus registra em 2022 queda de 20,1% em comparação com o ano anterior

A produção de bicicletas das fabricantes instaladas no PIM (Polo Industrial de Manaus) registrou queda de 20,1% no ano passado. De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, 599.044 unidades saíram das linhas de montagem. Em 2021, foram produzidas 749.320 bicicletas.

Segundo o vice-presidente do segmento de bicicletas, Cyro Gazola, as áreas de logística, compras e produção enfrentaram o seu ano mais desafiador. “Além do desabastecimento de peças e componentes, tivemos que ajustar o planejamento das unidades fabris para nos adequar à nova demanda do mercado, que pediu por modelos de médio e alto valor agregado”, explica.

Linha de montagem das bicicletas Oggi, em Manaus – Foto: Divulgação / Abraciclo

Apesar desses ajustes nas linhas de produção, os estoques nas lojas e nos centros de distribuição continuaram abastecidos para atender ao consumidor. O executivo destaca que o segmento atingiu o seu auge durante a pandemia do coronavírus, quando a bicicleta se tornou a grande parceira para o lazer, nos deslocamentos e na interação com a família.

Produção de bicicletas no PIM

Janeiro a dezembro de 2021 Janeiro a dezembro de 2022 %
Unidades 749.320 599.044 -20,1

Fonte: Associados Abraciclo

Dentro desse contexto, a bicicleta elétrica foi o grande destaque e única categoria que registrou alta no volume de produção. No ano passado foram produzidas 10.847 unidades, aumento de 5,4% na comparação com 2021 (10.294 bicicletas). Apesar de representar 1,8% do volume total de bicicletas produzidas no Polo de Manaus, o modelo está cada vez mais presente nas grandes cidades. “As pessoas que optam pelo pedal buscam um estilo de vida mais saudável e em sintonia com o meio ambiente. A bicicleta elétrica facilita isso, oferecendo agilidade nos deslocamentos e comodidade para vencer os obstáculos do percurso”, explica o vice-presidente do segmento de bicicletas.

Produção de bicicletas no PIM

Categoria Jan a dez 2021 % Jan a dez 2022 % Diferença
MTB 465.095 62,1% 373.501 62,3% -19,7%
Urbana / Lazer 196.784 26,3% 156.019 26,0% -20,7%
Elétrica 10.294 1,4% 10.847 1,8% -5,4%
Estrada 15.145 2,0% 10.239 1,7% -32,4%
Infanto-juvenil 62.002 8,3% 48.438 8,1% -21,9%
Total 749.320 100,0% 599.044 100,0% -20,1%

Fonte: Associados Abraciclo

A região que mais recebeu bicicletas produzidas no PIM foi a Sudeste, com 366.198 unidades e 61,13% do total fabricado. Na sequência do ranking vieram as regiões Sul (104.616 bicicletas e 17,46% da produção), Nordeste (58.514 unidades e 9,77%), Centro-Oeste (38.808 bicicletas e 6,48%) e Norte (30.908 unidades e 5,16%).

As exportações fecharam o ano com 29.484 unidades, volume 3,8% superior ao embarcado em 2021 (28.414 bicicletas). Os países do MERCOSUL foram o principal destino, segundo levantamento do portal Comex Stat, que apura os embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo. O Paraguai ficou em primeiro lugar, com 19.691 unidades recebidas e 66,8% do total exportado. Na sequência, ficaram Uruguai (4.657 bicicletas e 15,8% dos embarques) e a Bolívia (2.340 unidades e 7,9%).

Resultados em dezembro – Em dezembro, a fabricação de bicicletas totalizou 14.580 unidades, volume 42,5% menor ao registrado no mesmo mês de 2021 (25.370 bicicletas) e 72,6% inferior em relação a novembro (53.134 unidades).

Abraciclo
Foto: Divulgação / Abraciclo / Sense Bikes

A categoria mais produzida foi a Urbana/Lazer, com 5.892 unidades e 40,4% do volume total fabricado. Em segundo lugar, ficou a Mountain Bike (MTB), com 5.109 unidades e 35,0% da produção, seguida pela Infantojuvenil (1.764 bicicletas e 12,1%).

Veja como ficou o ranking mensal de produção:

Produção de bicicletas no PIM

Dezembro/21 Novembro/22 Dezembro/22 Comparativo
Categoria A % B % C % C/A C/B
MTB 19.429 76,6% 34.293 64,5% 5.109 35,0% -73,7% -85,1%
Urbana/Lazer 4.489 17,7% 13.242 24,9% 5.892 40,4% 31,3% -55,5%
Elétrica 926 3,6% 645 1,2% 1.067 7,3% 15,2% 65,4%
Estrada 426 1,7% 1.444 2,7% 748 5,1% 75,6% -48,2%
Infanto-juvenil 100 0,4% 3.510 6,6% 1.764 12,1% 1664,0% -49,7%
TOTAL 25.370 100,0% 53.134 100,0% 14.580 100,0% -42,5% -72,6%

Fonte: Associadas Abraciclo

A região Sudeste foi a que recebeu o maior volume de bicicletas fabricadas no PIM. No total, foram enviadas 11.429 unidades, o que corresponde a 78,4% da produção. Na sequência, ficaram o Nordeste (1.182 unidades e 8,1% do total fabricado), Sul (1.031 bicicletas e 7,1%), Centro-Oeste (605 unidades e 4,1%) e Norte (333 bicicletas e 2,3%).

No último mês do ano passado, foram exportadas 2.278 bicicletas, retração de 54,1% na comparação com dezembro de 2021 (4.959 unidades) e de 62,5% em relação a novembro (6.067 bicicletas).      As posições do ranking anual foram mantidas: Paraguai (1.487 unidades e 65,3% das exportações), Uruguai (337 bicicletas e 14,8%) e Bolívia (334 unidades e 14,7%).

Projeções 2023 – A Abraciclo estima que a produção de bicicletas em 2023 deverá totalizar 570.000 unidades, o que representa uma retração de 4,8% na comparação com o ano passado (599.044 bicicletas). “Ainda teremos muitos desafios pela frente, por isso nossa perspectiva é bem conservadora”, diz Gazola. O executivo reforça que um dos principais focos será a readequação do abastecimento das linhas de produção dos modelos de médio e alto valor agregado para atender ao novo perfil do consumidor.

Ao avaliar o mercado, o vice-presidente do segmento de bicicletas acredita que uma série de promoções deverão ser realizadas no primeiro semestre para diminuir os estoques. “Tanto a indústria como os lojistas precisam melhorar a gestão e o fluxo do caixa”, afirma.

Produção de bicicletas no PIM

Categoria Realizado 2022 Projeção 2023 Variação
MTB 373.501 344.000 -7,9%
Urbana / Lazer 156.019 126.000 -19,2%
Elétrica 10.847 14.000 29,1%
Estrada 10.239 16.000 56,3%
Infanto-juvenil 48.438 70.000 44,5%
Total 599.044 570.000 -4,8%

Fonte: Associados Abraciclo

Gazola prevê que o segmento das bicicletas elétricas deverá seguir em alta. “O custo para o consumidor ainda é alto. Seria interessante criar incentivos para a aquisição do produto como já acontece em alguns países da Europa”, propõe. “Com isso, teríamos ganho de escala e a tendência de preços mais competitivos”, completa.

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