18 de julho de 2024

Crise econômica faz maior fabricante de bicicletas do mundo atrasar pagamento a fornecedores

Queda na demanda por bicicletas no mercado mundial obriga a Giant Bicycles solicitar adiamento no pagamento a fornecedores de insumos e componentes

Pela primeira vez em seus 50 anos de história, a Giant, maior fabricante de bicicletas do planeta, irá atrasar o pagamento de seus fornecedores de insumos, matérias-primas e componentes utilizados em seus produtos.

Giant Trance X Advanced Pro 29 SE
Giant Trance X Advanced Pro 29 SE

A situação é decorrente da queda registrada nas vendas de bicicletas que sucedeu ao aumento da demanda por ocasião da pandemia mundial de Covid-19, agravada neste último trimestre devido ao início do inverno no Hemisfério Norte.

Embora até o momento o fabricante taiwanês não tenha comentado sobre o ocorrido, um comunicado emitido pela Giant esta semana para seus fornecedores solicita o adiamento ou negociação do pagamento de pelo menos 45 dias para todos os pedidos realizados durante o período compreendido entre dezembro de 2022 e março do próximo ano, período em que a marca acredita ter dado saída a seus estoque acumulados e, assim, honrar seus compromissos.

Apesar da situação atual, a Giant garante de que a solicitação se trata de uma medida de prevenção, destinada a proteger-se frente a riscos que incidem sobre as operações da companhia.

Giant Biks

Mercado em crise – A situação vivenciada pela Giant não é única no mercado global de bicicletas, que vem registrando queda nas vendas desde o primeiro trimestre deste ano, sendo que a marca taiwanesa registrou no mesmo período uma redução da demanda em 14%.

Problemas nas redes de distribuição e o acúmulo de produtos não vendidos em armazéns tem se convertido no calcanhar de Aquiles de diversos fabricantes de bikes, como é o caso da Alemã Rose, que chegou a acumular cerca de 45 mil bicicletas em seu estoque, muitas das quais incompletas devido a falta de componentes para a finalização de sua montagem, situação que vem sendo contornada com a redução de 15% dos preços de sua coleção.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização