16 de julho de 2024
RockShox

RockShox lança kit de automatização para amortecedores de bike

Sistema de controle eletrônico Flight Attendant passa a ser oferecido como kit de upgrade em garfos das linhas Pike, Lyrik e ZEB

O fabricante de componentes para bicicletas RockShox anunciou nesta terça-feira (6/12) o lançamento global dos novos kits Flight Attendant, sistema de controle automatizado que utiliza sensores eletrônicos para alterar o comportamento do amortecedor de acordo com o tipo de terreno, estilo de pilotagem e nível de conforto desejado.

Apresentado ao público originalmente no ano passado, o sistema Flight Attendant utiliza sensores sem fio posicionados no pedivela e no interior do garfo, conectados com a tecnologia sem fio SRAM AXS, que leem o movimento da pedalada e as irregularidades do terreno para ajustar a suspensão de forma inteligente e em tempo real, sem a necessidade de intervenção do ciclista.

RockShox

“O Sistema Flight Attendant funciona com basicamente dois tipos de ajustes: Semi-Automático, onde você pode dar uma orientação aos ajustes (mais firme / mais macio), e Automático. Nessa configuração, os sensores vão permitir saber qual é a situação da bike (descida, subida, salto, plano) e assim, fazer os ajustes que foram mapeados com tecnologia de Inteligência Artificial”, explica Jean Christophe Braquenier, gerente da RockShox no Brasil.

RockShox

Compatibilidade – Inicialmente, os novos kits de upgrade Flight Attendant serão disponibilizados apenas em garfos de suspensão das linhas Pike, Lyrik e ZEB, com opções de curso de amortecimento entre 140mm e 170mm, além de amortecedores traseiros utilizadas em alguns modelos de bikes das marcas Canyon, Specialized, Trek e YT Bikes. De acordo com a RockShox, a marca está trabalhando junto a outros fabricantes para expandir a compatibilidade com outras bikes.

RockShox

Características – Composto por garfo de suspensão, amortecedor traseiro, hardware de instalação, sensor de pedal (compatível com movimento central SRAM DUB), 2 baterias e um carregador, os kits de upgrades são específicos de cada marca, modelo e ano da bicicleta.

O sistema faz parte da linha SRAM AXS, compartilhando portanto do mesmo modelo de bateria utilizado pelos demais componentes como câmbio traseiro e canote retrátil.

RockShox

Compatível com controles eletrônicos AXS, incluindo Eagle AXS Rocker Paddle 2  (botões esquerdos), o  sistema Flight Attendant é totalmente à prova de água e poeira (IP69K).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização