18 de julho de 2024
Scott Lumen
Foto: Michal Cerveny / Scott

Nova Scott Lumen, uma e-MTB minimalista no design, peso e ruído

Com apenas 15,5kg de peso, nova mountain bike eletricamente assistida da Scott quebra novos paradigmas do mercado de e-bikes

Uma mountain bike eletricamente assistida que pesa apenas 15,5kg. Sim, é isso mesmo que você leu! A Scott, fabricante suíça de bicicletas acaba de sair na frente de suas concorrentes mais uma vez, ao anunciar o lançamento da nova Lumen, uma e-MTB full suspension que se destaca por seu design clean, baixo peso, baixo nível de ruído e, claro, por seu alto desempenho.

Desenvolvida para a prática do Cross-Country / Trail, a proposta do desenvolvimento da nova Scott Lumen foi criar uma e-bike que tivesse o comportamento mais similar possível ao de uma bicicleta comum, sem peso excessivo, arrasto nos pedais, mesmo com o seu motor totalmente desligado.

Scott Lumen
Foto: Michal Cerveny / Scott

Motor compacto – Contribui imensamente para o baixo peso total da Scott Lumen a adoção do novo motor HPR50, do fabricante alemão TQ, empresa fundada em 1994 e especializada em componentes elétricos para a indústria aeroespacial. Com uma impressionante relação peso x potência, o HPR50 pesa apenas 1,8kg e fornece um torque máximo de 50Nm. Através de um inovador sistema de engrenagens harmônicas, foi possível criar um motor com apenas 8cm de diâmetro, de funcionamento suave, sem arrasto e preciso, além de silencioso.

Scott Lumen
Com apenas 8cm de diâmetro, o motor HPR50 pesa apenas 1,8kg e fornece um torque máximo de 50Nm

Autonomia extra – O motor HPR50 é alimentado por uma bateria de 360Wh, instalada no interior do quadro da Lumen. O sistema pode ser ainda suplementado por uma bateira externa extra de 160Wh, que pode ser facilmente fixada no suporte de garrafas da bike através de um engate quick release.

Scott Lumen
O sistema pode ser ainda suplementado por uma bateira externa extra de 160Wh

Design clean – Assim como as linhas Spark e Genius, a nova Lumen se beneficia do design resultante da parceria entre a Scott e a Bold Cycles, ao contar com um quadro de suspensão integral, cujo amortecedor traseiro fica oculto em seu interior, resultando em um visual clean e espaçoso, possibilitando a instalação de até dois suportes para garrafas.

Scott Lumen
Espaço para dois suportes de garrafa – Foto: Michal Cerveny / Scott

Outra vantagem do uso do amortecedor oculto é a maior proteção do componentes contra sujeira e intempéries.

Com geometria similar ao da Spark 900, a Lumen conta com 130mm de curso de amortecimento, mais do que suficiente para encarar as trilhas mais técnicas. O ajuste do amortecedor traseiro conta com um exclusivo indicador de SAG que facilita sua regulagem.

Scott Lumen
O ajuste do amortecedor traseiro conta com um exclusivo indicador de SAG que facilita sua regulagem

Cockpit integrado – Outro destaque da nova Lumen é seu cockpit com conjunto de mesa e guidão integrados da Syncros, com suporte para ciclocomputador. Todo o cabeamento é roteado internamente ao quadro a partir da caixa de direção, resultando em um visual limpo e desobstruído.

Scott Lumen
A nova Lumen conta com conjunto de mesa e guidão integrados da Syncros – Foto: Michal Cerveny / Scott

Para facilitar a operação, o controle da assistência motorizada é controlado remotamente através de um acionador instalado no guidão. Um display digital, instalado no tubo superior do quadro, disponibiliza informações sobre autonomia, modo de assistência e outras informações.

O sistema de assistência elétrica pode ser ainda personalizado através de uma aplicativo para smartphones.

Scott Lumen
O sistema de assistência elétrica pode ser ainda personalizado através de uma aplicativo para smartphones – Foto: Michal Cerveny / Scott

Modelos – A nova linha de e-MTBs Scott Lumen será disponibilizada em quatro versões distintas: Lumen eRIDE 900 SL, Lumen eRIDE 900 e Lumen eRIDE 910, além do modelo Contessa, voltado especificamente para o público feminino.

Até o fechamento desta edição, a Scott não havia informado sobre a disponibilidade e preços dos modelos. Em breve, mais informações.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização