19 de junho de 2024
CIMTB
Largada da CIMTB em Taubaté - Foto: Ultrafotos

Etapa de Taubaté da CIMTB 2023 tem data alterada após definição de calendário da UCI

Inicialmente marcada para 4 a 6 de agosto, etapa do evento sofreu alteração e passa a ser no período entre os dias 25 a 27 do mesmo mês

Pela primeira vez na história do esporte, o Campeonato Mundial de Ciclismo acontecerá com 13 modalidades realizadas em um mesmo megaevento, no período de 11 dias. Isso acontecerá entre 3 e 13 de agosto de 2023, em Glasgow, na Escócia. Com a realização da etapa de Taubaté (SP) da CIMTB inicialmente marcada para os dias 4 a 6 do mesmo mês, a organização do principal evento de mountain bike da América Latina se viu obrigada a fazer a alteração de datas, após ser notificada pela UCI (União Ciclística Internacional). Dessa forma, a terceira de quatro etapas de 2023 da CIMTB fica marcada para o período entre 25 e 27 de agosto, no Parque Municipal do Itaim.

O mountain bike será realizado em nove dos 11 dias do Campeonato Mundial de Ciclismo de Glasgow. No primeiro fim de semana haverá o Downhill (DH), de quinta a sábado (3 a 5), e a Maratona (XCM), no domingo (6). Na sequência, as atividades do Cross-Country – Short Track (XCC), e-MTB, Team Relay (XCR) e Cross-Country Olímpico (XCO) – têm início na terça-feira (8) e vão até sábado (12).

Além de Downhill MTB, Maratona MTB e Cross-Country MTB, o Mundial de Glasgow terá ainda os campeões mundiais sendo definidos das seguintes modalidades: BMX Freestyle Flatland, BMX Freestyle Park, BMX Racing, Gran Fondo, Ciclismo Indoor, Paraciclismo de Estrada, Paraciclismo de Pista, Estrada, Pista e Trial.

Calendário CIMTB 2023 – Araxá (MG), que terá etapa pelo 20º ano seguido, abre o calendário entre 14 e 16 de abril, com três provas valendo pontos nos rankings olímpico e mundial da UCI: Cross-Country Olímpico (XCO), Short Track (XCC) e Hors Class (HC), totalizando 170 pontos em jogo para os vencedores. Na sequência, Nova Lima (MG) está confirmada para fazer sua estreia no calendário da Copa Internacional de MTB, entre 23 e 25 de junho. Taubaté (SP), entre 25 e 27 de agosto, e Congonhas (MG), de 22 a 24 de setembro, encerram a temporada da competição. Enquanto em Nova Lima e Taubaté o XCO será Classe 1 (60 pontos), em Congonhas o XCO será Classe 2 (30 pontos). As três etapas também terão o XCC com ranking na Classe 3 (10 pontos).

Calendário CIMTB 2023

Etapa Data Categorias
Araxá (MG) 14 a 16 de abril XCO (Classe 1), XCC (Classe 3) e Hors Class (HC)
Nova Lima (MG) 23 a 25 de junho XCO (Classe 1), XCC (Classe 3)
Taubaté (SP) 25 a 27 de agosto XCO (Classe 1), XCC (Classe 3)
Congonhas (MG) 22 a 24 de setembro XCO (Classe 2), XCC (Classe 3)
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização