14 de dezembro de 2024
CIMTB
Largada da etapa de Congonhas em 2021 - Foto: Ultrafotos

Congonhas recebe a última etapa da Copa Internacional de MTB

Nas Super Elites Masculina e Feminina, são 12 os atletas com chances de serem campeões da temporada, oito entre os homens e quatro entre as mulheres

Pelo 18º ano consecutivo, a cidade de Congonhas (MG) receberá uma etapa da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB), principal competição de MTB da América Latina. Ao todo, 42 categorias terão seus campeões definidos entre sábado e domingo (24 e 25).

Nas Super Elites Masculina e Feminina, são 12 os atletas com chances de serem campeões da temporada, oito entre os homens e quatro entre as mulheres. Entre os homens, o atual campeão José Gabriel Marques é o líder após três etapas realizadas – Petrópolis (RJ), Araxá (MG) e Taubaté (SP) – com uma vantagem de 26 pontos para o seu principal concorrente, Guilherme Muller. Enquanto José Gabriel tem 160 pontos somados, Guilherme soma 134. Em terceiro lugar está Ulan Galinski, com 122 pontos, ou seja, ele está a 38 do atual líder. Luiz Cocuzzi (93), Henrique Avancini (85), Nicolas Machado (81), Gustavo Xavier (79) e Thomas Litscher (76), da Suíça, todos têm condições matemáticas de título (porém menores), uma vez que a etapa de Congonhas ofertará mais 85 pontos no ranking da temporada, 35 no XCC e 50 no XCO.

CIMTB
Largada da super elite feminina em Congonhas – Foto: Ultrafotos

No Feminino, a ciclista Raiza Goulão lidera com 184 pontos, após ter vencido as últimas quatro provas realizadas, XCC e XCO nas últimas duas etapas (Araxá e Taubaté). Se entre os homens José Gabriel tem certa folga na liderança, podendo até administrar melhor, entre as mulheres Raiza tem pouca margem para erros. São 12 pontos de diferença para a vice-líder, Isabella Lacerda (172). Hercília Najara, com 147, e Letícia Cândido, com 101, correm por fora, com chances menores de título.

Short Track – Além do título geral da temporada, também estará em jogo o título do Short Track para as Super Elites Masculina e Feminina. Com 35 pontos ofertados para os vencedores da corrida realizada em pista reduzida, muitas são as possibilidades de título. Entre os homens, José Gabriel também lidera, com 65 pontos. No entanto, a disputa promete muito equilíbrio, também com 8 postulantes ao título: Ulan (52), Cocuzzi (48), Guilherme (48), Nicolas (44), Avancini (35), Thomas (35) e Xavier (34). Já entre as mulheres, a disputa pelo título do XCC está entre apenas três atletas: Isabella (76), Raiza (70) e Hercília (61).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização