16 de julho de 2024
Trek Commuter Pro
Trek Commuter Pro

Trek Commuter: Iluminação de alta qualidade sem ofuscamento

Nova tecnologia KindBeam utiliza uma combinação especial de lente e refletor que otimiza a luminosidade sobre o percurso a frente, sem ofuscar quem vem no sentido oposto

Uma das marcas que mais investem em novas tecnologias no mercado de bicicletas, a Trek anunciou o lançamento de uma nova linha de faróis para uso urbano que, além da alta qualidade de iluminação, garante a segurança não apenas do ciclista, mas de todos que dividem as ruas com ele.

O principal destaque da nova linha de faróis Trek Commuter é o emprego da tecnologia KindBeam, que utiliza uma combinação especial de lente e refletor interno para otimizar a luminosidade sobre o percurso a frente, sem no entanto ofuscar quem vem no sentido oposto, seja pedestre, ciclista ou motorista.

Trek Kindbeam
A tecnologia Kindbeam mantém o facho de luz concentrado diretamente a frente e para baixo do percurso

De acordo com o fabricante, o sistema Kindbeam mantém o facho de luz concentrado diretamente a frente e para baixo, sem incidir nos olhos de quem trafega no sentido contrário, resultando em um farol com alto rendimento, seja durante o dia ou a noite.

Modelos – Voltadas para utilização em ambiente urbano, a nova linha de faróis para bikes Trek Commuter é composta por dois modelos, o topo de linha Commuter Pro RT e o modelo de entrada, Commuter Comp.

Trek Commuter Pro RT

Trek Commuter Pro RT
Trek Commuter Pro RT

Modelo mais potente e com mais recursos da linha, o farol Commuter Pro RT conta com uma potência luminosa máxima de 1000 lúmens e uma bateria recarregável de 4800 mAh que garante uma autonomia de até 12 horas de uso.

O modelo conta com conectividade wireless, o que permite sincronizar o farol com as luzes traseiras Trek Bontrager Flare RT e controlar o funcionamento de ambos mediante o uso de um ciclocomputador compatível. O Commuter Pro RT conta com um indicador de autonomia duplo, que mostra tanto a carga restante de sua bateria quanto a da luz traseira vinculada.

Trek Commuter Pro RT
O Commuter Pro RT conta com um indicador de autonomia duplo, que mostra tanto a carga restante de sua bateria quanto a da luz traseira

Outro recurso interessante é a disposição de uma porta de recarga USB-C, que possibilita o recarregamento rápido de dispositivos como smartphones ou ciclocomputadores durante as pedaladas.

Especificações técnicas

Dimensões: 117 x 31 x 40mm
Peso: 217 gramas
Resistência á água: IPX4
Conectividade: ANT+ / Bluetooth
Potência máxima: 1000 lúmens
Tecnologia de iluminação: KindBeam

Trek Commuter Comp

Trek Commuter Comp
Trek Commuter Comp

Modelo de entrada da linha, o farol Commuter Comp conta com uma potência máxima de 450 lúmens, modo de uso diurno de 300 lúmens e bateria de 2600 mAh, suficiente para uma autonomia de até 12 horas de uso. Ao contrário do modelo Pro, o farol Comp não conta com conectividade sem fio nem com a porta de recarregamento USB-C.

Por outro lado, é totalmente compatível com os suportes Trek Blendr, que possibilitam seu uso fixado sobre o guidão ou mesa da bicicleta, ou mesmo em um suporte especial instalado no capacete.

Especificações técnicas

Dimensões: 104 x 28 x 35mm
Peso: 120 gramas
Resistência á água: IPX4
Potência máxima: 450 lúmens
Tecnologia de iluminação: KindBeam

Trek Commuter Pro

Preço e disponibilidade – De acordo com a Trek, a nova linha de faróis Commuter deverá ser disponibilizada nas lojas revendedoras autorizadas Trek de todo o mundo a partir de outubro, com os preços de 159.99 dólares  (Commuter Pro RT) e 69.99 dólares (modelo Comp).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização