21 de julho de 2024
Cannondale Scalpel HT Carbon 2
Cannondale Scalpel HT Carbon 2

Cannondale Scalpel HT Carbon 2 é destaque no Shimano Fest

MTB hardtail topo de linha da marca desembarca oficialmente no maior festival de bicicleta da América Latina

Marca líder no segmento de bicicletas de alta performance, a Cannondale tem presença garantida no Shimano Fest, que ocorrerá entre os dias 18 e 21 de agosto em São Paulo, no Memorial da América Latina. No local, a marca apresentará diversos modelos da sua linha de bicicletas 2022, tendências do mercado e lançamentos, com destaque para a nova Cannondale Scalpel HT Carbon 2.

Cannondale Scalpel HT Carbon 2
Cannondale Scalpel HT Carbon 2

Em vez de reduzir algumas gramas na bicicleta, a marca adotou uma abordagem totalmente nova para o desenvolvimento do modelo. A nova Scalpel HT 2 redefine o que se espera de uma bicicleta hardtail (sem suspensão traseira) pra uma competição de Copa do Mundo. A marca aprendeu com os modelos F-si – que foram suas bicicletas hardtail de competição no passado –, e com a Scalpel para criar essa nova máquina capaz de superar qualquer expectativa.

Cannondale Scalpel HT Carbon 2
Cannondale Scalpel HT Carbon 2

A nova Cannondale Scalpel HT Carbon 2 é uma das bikes mais leves do mundo. O tamanho médio, fora da caixa, é de 10,520 kg. Mas é na geometria que essa bicicleta se destaca como nenhuma outra. O ângulo do tubo do cabeçote é de 67 graus. Em uma categoria onde 69 graus é considerado “muito aberto” e lento, esta é a definição de geometria progressiva. Desta forma, ela oferece maior estabilidade e controle do piloto para realmente acelerar nas descidas.

Cannondale Scalpel HT Carbon 2
Cannondale Scalpel HT Carbon 2

A suspensão Lefty Ocho, com tecnologia exclusiva da Cannondale, é outro diferencial no modelo que colabora com a geometria para encarar todos os obstáculos, assim como o ângulo do tubo do selim rígido, fator que aumenta a potência e eficiência nas subidas.

Ainda dentro do quesito geometria, a Cannondale Scalpel HT Carbon 2 tem mais três qualidades técnicas insuperáveis: Resposta proporcional: design específico de resposta proporcional de tamanho que aumenta o comprimento da rabeira inferior (chainstay) à medida que os quadros ficam maiores. Este design é de assinatura Cannondale, que posiciona melhor o ciclista entre as rodas para uma pilotagem limpa e com mais tração. Nas subidas, permite que o ciclista relaxe e fique menos tenso. Nas descidas, oferece uma posição mais estável para trechos rápidos e curvas precisas; Curso da suspensão: trata-se da primeira HT de competição com uma suspensão inovadora – assinatura Cannondale Lefty Ocho; Zonas flexíveis: na parte de trás da bicicleta, as zonas flexíveis no tubo inferior da rabeira trabalham com o tubo do selim para reduzir a vibração e diminuir os solavancos. Isso melhora o controle e reduz a fadiga do piloto.

Cannondale Scalpel HT Carbon 2
Cannondale Scalpel HT Carbon 2

“O Brasil ainda é um mercado muito focado no XC, assim ter uma bike desenvolvida para atender as exigências dos percursos mais agressivos do mundo, conseguimos entregar para o ciclista brasileiro as melhores tecnologias para ele subir com a leveza de uma HT e descer com a velocidade de uma FS”, diz Marcos Ribeiro, Gerente de Produto e Desenvolvimento da Cannondale no Brasil, sobre a nova Scalpel HT 2.

Especificações técnicas

Quadro
Quadro Scalpel HT Carbon, Proportional Response Design, PF30-83, tapered head tube, 55mm chainline, Speed Release 12mm thru axle w/UDH hanger
Garfo Lefty Ocho, 100mm, Chamber Damper with remote lockout, OppO Spring System, tapered steerer, 55mm offset
Rodas
Aros Stan’s NoTubes Crest MK4, 28h, tubeless ready
Cubos (F) HollowGram Lefty 60 / (R) Shimano7110, 12 x 148mm thru-axle
Raios DT Swiss Competition
Pneus (F) Schwalbe Racing Ray EVO, 29 x 2.25″, SnakeSkin, Addix Speedgrip, tubeless ready, (R) Schwalbe Racing Ralph EVO, 29 x 2.25″, SnakeSkin, Addix Speed, tubeless ready
Transmissão
Pedais N/D
Pedivela HollowGram, BB30 83MTB, OPI SpideRing, 34T, 55mm chainline
Central Cannondale Alloy PressFit30
Coroa 34t
Corrente Shimano SLX, 12-speed
Cassete Shimano XT, 10-51, 12-speed
Câmbio traseiro Shimano XT
Trocador de marcha Shimano XT, 12-speed
Cockpit
Guidão Cannondale 1 Flat, Carbon, 31.8mm, 9° back, 760mm
Manopla ESI Silicone 32mm Grips
Mesa Cannondale 3, 6061 Alloy, 31.8, 7°
Selim Prologo Dimension NDR, Tirox rails
Canote de selim Cannondale C1 Carbon, 27.2x400mm
Freios Shimano XT hydraulic disc, 160/160mm XT rotors

No Shimano Fest, a Cannondale lançará no Brasil a Scalpel HT 2 na cor vermelha. O modelo terá preço sugerido de R$ 47.799,99. Além da Scalpel HT 2, a marca comercializará no País os modelos Scalpel HT 3 e Scalpel HT 4. Todos modelos começarão a ser vendidos no Brasil até o final do ano.

Cannondale Scalpel HT Carbon 2
Cannondale Scalpel HT Carbon 2

No Shimano Fest, a Cannondale contará com a presença de três parceiros em seu estande: Blu, Oakley e Red Bull, marcas referências em seus respectivos setores, que promoverão ativações com o público e sorteio de brindes.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização