29 de abril de 2024
Semob-DF
A Viação Marechal foi a primeira empresa de ônibus urbanos a promover treinamento com seus motoristas para reforçar os cuidados necessários para com os ciclistas no trânsito - Foto: Divulgação / Semob-DF

Semob-DF promove treinamento com motoristas de ônibus visando a segurança dos ciclistas no trânsito

Medida da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal tem o objetivo de evitar acidentes e preservar vidas no trânsito

As empresas do transporte público coletivo do DF estão seguindo a determinação da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) e oferecendo treinamento aos seus motoristas, para que dirijam com respeito e cuidado com os ciclistas. Nesta sexta-feira (10) começou a capacitação dos empregados da empresa Marechal, que vai oferecer o exercício para todos os condutores.

“Esta é uma política da Secretaria para todas as empresas e daremos sequência aos treinamentos nas próximas semanas”, disse o secretário da Semob, Valter Casimiro.

“Precisamos sempre relembrar os procedimentos para evitar os vícios do trânsito e nos conscientizar cada vez mais da necessidade de respeitar os ciclistas”

De acordo com o secretário, o procedimento deve ser colocado no padrão de treinamento dos condutores, seja nas aulas teóricas e de revisão da legislação de trânsito, seja nos exercícios práticos. “Precisamos sempre relembrar os procedimentos para evitar os vícios do trânsito e nos conscientizar cada vez mais da necessidade de respeitar os ciclistas”, afirmou.

Durante o treinamento foi lembrado que no trânsito o condutor do veículo maior deve cuidar do menor. O presidente da Federação Metropolitana de Ciclismo, Júlio César Rieder, o Japa da Bike, explicou que o ciclista atleta tem o direito de transitar na mesma via dos veículos motorizados.

“A ciclovia é apropriada para a mobilidade urbana. O atleta de alta performance não pode transitar na ciclovia até mesmo por segurança, pois sua velocidade é bem maior e já ocorreram vários acidentes envolvendo outros ciclistas e pedestres, inclusive com morte. Então o atleta tem de transitar juntamente com os demais veículos”, explicou.

Japa da Bike explicou ainda a importância do motorista reduzirem a velocidade ao se aproximar de um ciclista e de manterem a distância mínima de 1,5 m entre os veículos e as bicicletas, durante as ultrapassagens. “A velocidade do ônibus, que é um veículo pesado, pode criar um vácuo e derrubar o ciclista, que acaba sendo atingido pelo veículo que vem atrás. E se o ciclista cair para o lado do ônibus, não há tempo de parar o veículo, nem do ciclista se retornar e se proteger”, disse.

“Nós falamos sobre as regras de circulação, os procedimentos corretos nas manobras e a importância de poder chegar em casa e ver que fez um bom trabalho”

O instrutor de motoristas, Josemá Souza da Silva, 43 anos, disse que procurou passar para os motoristas a importância de sempre olhar para o ciclista e ver uma vida. “Nós falamos sobre as regras de circulação, os procedimentos corretos nas manobras e a importância de poder chegar em casa e ver que fez um bom trabalho”.

De acordo com os motoristas que participaram do exercício, na garagem da Marechal, o treinamento preventivo foi bastante proveitoso.

Semob-DF
Com 33 anos de profissão, Domingos da Costa sempre manteve distância de ciclistas. Mas, no treinamento, viu que eles podem se assustar com a passagem dos ônibus em velocidade – Foto: Divulgação / Semob-DF

Domingos Ferreira da Costa, de 55 anos, que também já foi motorista de caminhão e tem mais de 33 anos de profissão, disse que sempre procurou manter distância do ciclista e até mudar de faixa quando possível. “Hoje eu fiquei aqui, no lugar do ciclista, e percebi que a gente se assusta quando passa o ônibus em velocidade. A partir de agora, vou tomar mais cuidado ainda”, afirmou.

Aos 61 anos de idade, o motorista Eustáquio Mariano de Oliveira conta que tem 26 anos de profissão e há oito anos participa de treinamentos na empresa. Além de motorista, ele é corredor de rua e também ciclista. “Vejo esse treinamento como um trabalho social para que nós possamos melhorar a nossa qualidade de vida e também para o usuário”, afirmou.

Fonte: Agência Brasília, com informações da Semob-DF

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização