19 de junho de 2024
Inversão de Papéis
Foto: Sidnei Santos / SPTrans

Experimento promove convivência entre ciclistas e motoristas de ônibus

No projeto Inversão de Papéis, motoristas de ônibus e ciclistas passam pela experiência de trocar de lugar e sentir, na prática, as dificuldades e desafios em seus modos de trafegar pela cidade

A São Paulo Transporte S/A (SPTrans) realizará na capital paulista, no dia 26 de maio, mais uma edição do projeto Inversão de Papéis, em que motoristas de ônibus e ciclistas passam pela experiência de trocar de lugar e sentir, na prática, as dificuldades e desafios em seus modos de trafegar pela cidade.

A ação educativa tem foco na prevenção de acidentes e será realizada no auditório do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) a partir das 9h45, em parceria com a Prefeitura do Campus USP da Capital e com a Pró-Reitoria de Graduação da USP.

A proposta é promover a empatia entre ciclistas e motoristas, por meio de conversas e troca de experiências. Em seguida, haverá práticas com motoristas em bicicletas fixas, enquanto o coletivo passa ao lado de ciclistas no banco do motorista de ônibus, para conhecer os pontos cegos do veículo.

Para participar, é necessário se inscrever preenchendo o formulário disponível neste link.

A iniciativa integra um conjunto de ações do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de sinistros no trânsito. Neste ano, com o tema Atenção pela vida, a SPTrans quer reforçar o compromisso com a preservação da segurança viária durante os deslocamentos das pessoas e incentivar a convivência entre os modais existentes.

O evento Inversão de Papéis ocorre desde 2017. De acordo com a companhia, o intuito é mostrar que os dois modais de transporte têm suas particularidades, mas podem conviver e compartilhar as ruas, tendo como principal regra o respeito.

Fonte: Jornal da USP

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização