12 de junho de 2024
Cleat It

Novo taco clipless utiliza eletroímãs acionados por botão no guidão da bike

Apresentado na plataforma Kickstarter, taco Cleat It proporciona encaixe e desengate da sapatilha no pedal clipless de forma rápida e segura, mesmo para iniciantes

Conhecidos mundialmente como pedais de encaixe ou clipless, os pedais automáticos são a escolha natural de ciclistas profissionais e entusiastas. Entretanto, muitos ciclistas iniciantes ainda parecem reticentes quanto ao seu uso, seja por receio de cair da bicicleta, seja por problemas físicos ou psicomotores. Para este público em especial, um novo produto apresentado na plataforma Kickstarter promete ser a solução, ao oferecer um inovador sistema de tacos para pedais clipless com engate eletromagnético, acionado por um botão no guidão da bike.

A ideia por trás do desenvolvimento dos tacos Cleat It surgiu após acidente envolvendo o pai do ciclista e designer australiano Bryn Friedmann, que quebrou o pulso em uma queda de bicicleta por não ter conseguido desengatar dos pedais.

Cleat It
Os tacos Cleat It utilizam a energia eletromagnética para manter-se conectados aos pedais

Após anos de pesquisa e desenvolvimento, Friedmann concluiu seu primeiro protótipo, cujo sistema é compatível com as sapatilhas de estrada disponíveis no mercado e cujo taco pode ser utilizado em pedais compatíveis com o sistema Shimano SPD (em outra fase do projeto, um segundo modelo, compatível com pedais Look KEO será disponibilizado).

Cleat It
Os tacos Cleat It são compatíveis com pedais da linha Shimano SPD

Funcionamento – Em situações normais, o novo taco eletromagnético pode ser utilizado de forma convencional, bastando uma leve torção do pé para liberar o encaixe, como em qualquer pedal clipless.

Em situações de emergência ou sempre que o ciclista achar necessário, as sapatilhas podem ser desengatadas dos pedais pelo simples apertar de um botão, que pode ser instalado onde for mais conveniente para o ciclista, como próximo à manete do guidão.

O segredo do funcionamento do Cleat It é o uso de um sistema de eletroímãs alimentados por uma pequena bateria recarregável, cuja forma é mais do que suficiente para manter as sapatilhas engatadas nos pedais, mesmo em situações de sprints e arrancadas bruscas.

Cleat It
Ao pressionar o botão, o suprimento de energia elétrica é interrompido, desligando o eletroímã e liberando o desengate de forma imediata

Ao pressionar o botão, o suprimento de energia elétrica é interrompido, desligando o eletroímã e liberando o desengate de forma imediata.

Saindo do protótipo – Para dar início a produção em escala industrial dos novos tacos Cleat It, Friedmanndeu início a uma campanha de arrecadação de fundos para sua viabilização na plataforma de financiamento coletivo Kickstarter, onde os pedais podem ser adquiridos antecipadamente por  110 dólares australianos (cerca de 392 reais), com entrega dos primeiros exemplares prevista para junho de 2023.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização