13 de julho de 2024
Campeonato Paulista de MTB
Foto: Cesar Cruz / Racing Brasil

Campeonato Paulista de Mountain Bike XCC/XCO começa neste sábado

As competições começam às 9h deste sábado, no Bikepark do Thor Bike Trail, em Araçoiaba da Serra, com transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook

A disputa pelos títulos do Campeonato Paulista de Mountain Bike XCC/XCO movimentarão o Bikepark do Thor Bike Trail, em Araçoiaba da Serra, na região de Sorocaba neste fim de semana. A programação oficial da etapa única começará às 9h, com a primeira das quatro baterias programadas para este sábado, sendo do XCO pela manhã e XCC de tarde. No domingo, também com início às 9h, serão mais três baterias de XCO. A competição ainda será válida pelas segunda e terceira etapa do Ranking Paulista 2022. Ao todo, 160 atletas participarão do evento, divididos em várias categorias.

A prova de XCO será realizada em um circuito de 4,6 km/volta de extensão, enquanto para o XCC será de 1,5 km/volta. O evento, uma realização da Federação Paulista de Ciclismo, com apoio da Prefeitura de Araçoiaba da Serra, é aberta a ciclistas federados ou não. Serão 31 categorias para o XCO e seis para o XCC. Em caso de vitória de um ciclista não federado, o mesmo terá 15 dias após o evento para filiação e confirmação do título.

Uma das atrações deste ano é a bom número de atletas inscritos. Isso, certamente, proporcionará baterias ainda mais equilibradas e interessantes, exigindo habilidade e resistência de todos os competidores. As provas terão transmissão pelos canais da da Federação Paulista de Ciclismo no Youtube e no Facebook.

O XCC possui provas rápidas, porém de alta intensidade. É disputado em grupo, onde os ciclistas largam juntos e em circuitos curtos, de até no máximo 2 km, o percurso pode contar com obstáculos naturais e/ou artificiais. Desse modo, em média, as baterias podem durar até meia hora e com seis a oito voltas.

Trata-se de uma disputa dinâmica, com muitas fugas e perseguições, onde melhor sempre fica reservado para a volta final. Além disso, o XCC serve de prova classificatória para a posição de largada do XCO, o que torna a disputa bastante emocionante.

Ja o Mountain Bike Cross Country Olímpico (XCO) possui o circuito variado e mais longo, em comparação a XCC, com distância de 4 a 10 quilômetros. A categoria possui maior dificuldade, e os atletas dependem da habilidade técnica sobre a bike e de um bom preparo físico para obterem bom resultados. Além disso, é uma prova de estratégia, em que um pequeno erro ou um ataque na hora errada podem definir o campeão. O percurso é geralmente formado por caminhos rochosos, obstáculos, descidas técnicas e até rampas, dependendo da competição.

A integração com público é muito intensa nesse tipo de prova, uma vez que os circuitos são projetados para que os apreciadores possam acompanhar bem de perto os atletas competindo.

O Campeonato Paulista de MTB 2022 – XCC/XCO é uma realização da Federação Paulista de Ciclismo, com apoio do Thor Bike Trail e Prefeitura de Araçoiaba da Serra.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização