4 de dezembro de 2024
Ciclofaixa de Lazer de Natal
O passeio ciclístico largou às 8h teve percurso de 3 km - Foto: Marcos Moura

Ciclofaixa de Lazer de Natal reúne dezenas de ciclistas em Fortaleza (CE)

Com programação infantil e Papai Noel, evento especial incentivou a adesão ao modal como forma de lazer e reuniu famílias na manhã de domingo

Ao som de músicas natalinas e com a presença do Papai Noel, a Praça da Imprensa, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza (CE) reuniu dezenas de ciclistas na manhã deste domingo (19/02) para a edição especial da Ciclofaixa de Lazer. Durante a concentração, houve entrega de material educativo, plaquinhas que incentivam o respeito aos ciclistas e lanternas LED pelos agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), bem como diversas orientações de segurança sobre as rotas.

A concentração de pessoas que participaram do passeio ciclístico largou às 8h, cujo percurso de 3 km foi da Avenida Desembargador Moreira até a Praça Portugal, com retorno à Praça da Imprensa. Na volta, os presentes puderam participar de atividades como contação de histórias e oficinas de pinturas, além de distribuição de mudas e de brindes, como gorros natalinos. Os ciclistas também acompanharam a apresentação do Coral de Luz, da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e arrecadação de brinquedos.

“É mais uma forma de estimular as pessoas a usar a bicicleta, que possui diversos benefícios para a saúde, além de reunir as famílias e as crianças”

A superintendente da AMC, Juliana Coelho, destacou que a Ciclofaixa de Lazer aos Domingos é destinada, sobretudo, para aqueles que ainda não possuem tanta experiência com o modal, pois há acompanhamento com agentes do Via Livre e da AMC e de ambulâncias do SAMU em pontos estratégicos. “Este já é um evento tradicional da cidade aos domingos e hoje, em especial, remete à temática do Natal. É mais uma forma de estimular as pessoas a usar a bicicleta, que possui diversos benefícios para a saúde, além de reunir as famílias e as crianças”, afirmou.

O evento contou não só com a estrutura da Prefeitura, mas também com a orientação dos voluntários do projeto Bike Anjo. Um deles Felipe Alves, que contou que após o primeiro contato com as bicicletas, muitos ainda não têm segurança para andar na rua, e por isso a Ciclofaixa de Lazer é uma ótima oportunidade para praticar. “Além de ensinar o básico, para que as pessoas possam começar a pedalar, a gente vai junto no passeio, acompanhando e dando dicas ao longo do percurso”, disse.

Felipe também aproveitou a ocasião para trazer as sobrinhas Clara, de quatro anos, e Manu, de sete anos, que estão de visita em Fortaleza. “Eu tenho o hábito de me deslocar de bicicleta, não só para o lazer, mas também como meio de transporte. Hoje, com a programação que também é destinada ao público infantil, foi uma oportunidade de trazê-las para um passeio diferente”.

“Gosto muito da união dos ciclistas, da possibilidade de interação, de toda a segurança que vemos nesses eventos e até mesmo o incentivo à preservação do meio ambiente”

O músico Carlos Lopes faz parte de um grupo de ciclistas que realiza passeios toda semana e marca presença constante em todas as edições da Ciclofaixa de Lazer. Ele foi um dos participantes que entraram no clima de Natal. “Eu tenho diabetes, e depois que comecei a pedalar, a minha saúde melhorou muito. Eu também gosto muito da união dos ciclistas, da possibilidade de interação, de toda a segurança que vemos nesses eventos e até mesmo o incentivo à preservação do meio ambiente”, declarou.

Rotas – Além da programação de Natal, a Ciclofaixa de Lazer seguiu com três rotas em direção ao Passeio Público. Os ciclistas tiveram apoio de agentes e orientadores da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Guarda Municipal ao longo dos trajetos. O Anfiteatro do Parque do Cocó, Igreja Nossa Senhora Aparecida e Praça Jonas de Freitas (atrás do North Shopping) foram mantidos como pontos de apoio aos usuários de bike, além da Praça da Imprensa, que nesta edição teve equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para suporte.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização