16 de junho de 2024
Carlos Eduardo Taldeu
Carlos Eduardo Taldeu vence a edição 2021 do Desafio Mecânico - Foto: Divulgação / Escola Park Tool

Após 3 meses de disputas, Carlos Eduardo Taldeu vence o Desafio Mecânico 2021

Mecânico de bicicletas de Araçatuba (SP) foi consagrado com o bicampeonato da prova, em final emocionante transmitida pelo YouTube

Após 3 meses de disputas eletrizantes, chegou ao fim o Desafio Mecânico 2021, que neste ano foi realizado em formato de reality show. E não faltou emoção nem tensão na última etapa, com dois excelentes mecânicos disputando o lugar mais alto do pódio. No fim, o título de melhor mecânico de bicicletas foi para o bicampeão Carlos Eduardo Taldeu, que comprovou todo seu profissionalismo com conhecimento, habilidade e agilidade durante a disputa contra Ianatã Veiga.

Desafio Mecânico 2021
Desafio Mecânico 2021 – Foto: Divulgação / Escola Park Tool

“Foi mais uma experiência sensacional, emocionante. Além da produção de altíssimo nível, a disputa em si envolveu muita tensão, muita emoção, foi tudo no detalhe. Mas estava confiante, apesar de ter um adversário bem capacitado na final. Pra mim, essa nova conquista é a comprovação que a mecânica de bicicletas é minha vida. Estou muito feliz, tenho certeza que este é o meu caminho”, comemora o grande campeão do Desafio Mecânico 2021 Carlos Eduardo Taldeu, de Araçatuba-SP.

Ao todo, 16 profissionais de mecânica de bikes competiram, semana a semana, pelo posto de melhor do Brasil, em etapas que colocaram à prova, a cada instante, o conhecimento, profissionalismo e rapidez. Mulheres e homens de diversas idades e de várias regiões do Brasil com histórias inspiradoras fizeram do Desafio Mecânico 2021 um verdadeiro marco para a profissão que envolve tanta paixão.

Desafio Mecânico 2021
Foto: Divulgação / Escola Park Tool

A grande final – De um lado, o atual campeão, na defesa do título, representando a cidade de Araçatuba-SP. Do outro lado, um jovem mecânico de Imbituba-SC com vontade de provar a importância e o valor da profissão. Clicando aqui, você assiste a final na íntegra, no YouTube.

Mas para ter a consagração e a glória da vitória não existia fórmula secreta: foi preciso muita frieza, foco, atenção, vontade de se provar e, claro, muito conhecimento de bicicleta. A dinâmica da prova foi baseada em 4 etapas, em que cada participante tinha pequenos desafios para superar:

  • 1 hora para realizar montagem de tubeless nas rodas Mavic, com pneus Kenda e rotores Magura;
  • Montagem do Kit de upgrade Sram GX AXS – terão que escolher uma gancheira Gantech que se adapte perfeitamente, entre as várias disponíveis no quadro de ferramentas;
  • Realizar a sangria do freio Magura na bicicleta Scott Scale 940. Devem realizar, também, a aplicação do torque correto, além da montagem e ordem correta de aperto;
  • Sincronizar e instalar o ciclocomputador com GPS Garmin Edge 1030, com o câmbio Sram GX AXS e o câmbio Sram GX1 AXS.

Além disso, o corpo de jurados especialistas analisou alguns quesitos como: tempo de montagem; tipo de óleo utilizado; limpeza do produto e da bancada; ferramentas utilizadas em cada processo; utilização correta de torque; e sequência de montagem. No final, quem se deu melhor foi mesmo Carlos Eduardo, que superou Ianatã após votação do júri.

Desafio Mecânico 2021
Foto: Divulgação / Escola Park Tool

Apesar do clima de competição, a grande final trouxe também uma integração bem interessante entre os participantes, que passaram juntos por uma jornada de disputas acirradas e sadias ao mesmo tempo.

“Foi um grande prazer participar desse reality, experiência única mesmo. Já vou fazer a inscrição para o próximo ano. Gostaria de agradecer a Escola Park Tool, por nos proporcionar isso, obrigado a todos da produção, patrocinadores e apoiadores desse evento”, comenta Ianatã, vice-campeão do Desafio Mecânico.

“O Desafio e, acima de tudo, a capacitação profissional, mostram que investir nos sonhos e investir em si é o caminho certo. Acredito que levou aquilo que tinha como objetivo no início: entretenimento às pessoas, diversão, informação e conscientização sobre a nossa profissão. Bike é lazer, mas é coisa muito séria. Para poder ganhar esta edição estudei e me preparei como nunca. E tenho certeza que ano que vem teremos ainda mais pessoas inscritas. A briga vai ser boa, já vou garantir minha participação”, afirma o campeão de 2021, Carlos Eduardo.

Desafio Mecânico 2021
Foto: Divulgação / Escola Park Tool

Prêmios de mais de R$ 15mil – Todos os participantes levaram pra casa um kit de limpeza da Algoo, com mais de 10 itens da marca brasileira, biodegradáveis e ecologicamente corretos. O vice-campeão Ianatã ganhou o Kit Park Tool AK-5, com 36 ferramentas, um ótimo prêmio de reconhecimento pela participação, com o selo Park Tool de qualidade, que o mundo inteiro aprova.

Já o grande campeão Carlos Eduardo, além de todo prestígio de ser reconhecido como o melhor mecânico, vai poder turbinar sua oficina com o Kit Park Tool PK-5, um conjunto profissional extremamente versátil, que inclui mais de 90 das principais ferramentas usadas em oficinas.

As pré-inscrições para participar do Desafio Mecânico 2022 já abertas.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização