2 de março de 2024
Bimotal Elevate

Instalado no disco de freio, novo motor promete transformar qualquer bicicleta em e-Bike

Desenvolvido por ex-engenheiro da Tesla, sistema Bimotal Elevate proporciona assistência elétrica para qualquer modelo de bike equipado com freios a disco, sem complicação ou excesso de peso

Contar com a assistência elétrica durante as pedaladas sem abrir mão de sua bicicleta favorita. Esta é a proposta do Bimotal Elevate, um sistema que promete transformar praticamente qualquer modelo de bicicleta em uma e-Bike sem a necessidade de grandes adaptações.

Bimotal Elevate

Desenvolvida pelo ex-engenheiro da Tesla Motors Toby Ricco, o sistema Bimotal Elevate utiliza um pequeno motor de 750W e menos de 1kg de peso para promover assistência elétrica de 50Nm de torque médio, com um nível máximo de até 100Nm.

Bimotal Elevate

Ao contrário de seus concorrentes, o sistema desenvolvido por Ricco exige pouquíssimas adaptações para ser instalado, bastando substituir o disco do freio traseiro original por um modelo equipado com uma pequena cremalheira que, conectada ao motor, impulsiona a bicicleta de forma eficiente e sem acrescentar peso excessivo. De acordo com seu desenvolvedor, este sistema tem ainda a vantagem de não causar desgaste extra da corrente ou do cassete, o que normalmente ocorre em sistemas com motor instalado no cubo da roda ou no quadro da bike.

Ao todo, o sistema pesa cerca de 2,5kg, incluindo o rotor especial, e é bastante compacto para ser transportando dentro de uma mochila. Mediante um sistema de engate rápido, é possível montar ou desacoplar o sistema na bike em poucos segundos, sem a necessidade de ferramentas.

Bimotal Elevate

Alimentado por uma pequena bateria de dimensões similares ao de uma garrafa de água, o Bimotal Elevate funciona mediante o uso de um acelerador, ao contrário dos modelos pedelec, cujo motor só funciona quando o ciclista aciona os pedais.

Bimotal Elevate

Segundo Ricco, uma segunda geração do motor, este com acionamento totalmente assistido, deverá estar disponível já no primeiro semestre de 2021.

Na atual configuração, o Bimotal Elevate possui a velocidade máxima de 45km/hora, com uma autonomia de até 50 quilômetros.

Bimotal Elevate

Especificações técnicas

Motor
Potência 750 Watts, a 45km/h
Torque 50Nm
Torque máximo 100Nm
Peso 1kg
Bateria
Capacidade 250Wh
Autonomia 25 a 50km
Peso 1.5kg
Rotor
Sistema de fixação 6 parafusos
Peso 200g

Preço e disponibilidade – Disponível a partir de 2021, o sistema Bimotal Elevate está sendo comercializado em regime de pré-ordem no site da empresa, ao preço de 1.950 dólares, mais taxas e frete.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização