7 de maio de 2024
Oggi Lite Tour E-500
Oggi Lite Tour E-500 - Foto: André Ramos / MTB Brasília

Review: e-Bike Oggi Lite Tour E-500

Com visual de bcicleta comum, e-bike da Oggi conta com motor de 250 watts, bateria oculta no interior do quadro e autonomia de sobra para encarar o trânsito das grandes cidades

Com um catálogo completo que engloba desde modelos recreacionais, MTB, estrada e gravel, a brasileira Oggi Bikes é um dos maiores fabricantes de bicicletas do mercado nacional. Entre os diversos modelos que produz, a marca conta com uma linha de bicicletas eletricamente assistidas (e-bikes), cujo destaque é a versátil Lite Tour E-500, desenvolvida para utilização em mobilidade urbana, ciclismo recreacional e até mesmo cicloturismo.

Oggi Lite Tour E-500

Depois de vários meses ‘paquerando’ a e-bike da Oggi, tivemos a oportunidade de pedalar a Lite Tour E-500, graças aos nossos parceiros da BSB Tri Bike, que nos cederam um exemplar para avaliação.

Apresentação

Em uma visualizada rápida, a Oggi Lite Tour E-500 pouco diferencia-se de uma bicicleta comum, graças ao seu discreto motor instalado no cubo traseiro da roda e a sua bateria totalmente oculta no interior do quadro.

Construída a partir de um quadro em liga de alumínio 6061 T6, destaca-se por seu visual clean, sem aquele excesso de cabos que caracterizam as e-bikes comuns. Além dos cabos serem roteados pelo interior do quadro, a bateria da Lite Tour E-500 fica instalada no interior do downtube do quadro.

Oggi Lite Tour E-500
Com 250 watts, o motor da Oggi Lite Tour E-500 fica dentro do cubo da roda traseira – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Seu motor, de 250 watts, fica instalado na roda traseira, resultando em uma e-bike que acelera rápida e suavemente.

O quadro conta ainda com pontos de ancoragem para a instalação de para-lamas e bagageiros, tornando-a perfeita para uso urbano ou em viagens.

O quadro da Oggi Lite Tour E-500 conta com pontos de ancoragem para a instalação de racks e bagageiros – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Em sua configuração de fábrica, a Oggi Lite Tour E-500 pesa cerca de 15,7kg, bastante razoável em se tratando de uma e-bike.

Geometria da Oggi Lite Tour E-500

Geometria da Oggi Lite Tour E-500

Medidas P M G
A Altura do tubo do selim (seat tube) 490mm 520mm 540mm
B Ângulo da caixa de direção 72° 72° 72°
C Ângulo do tubo do selim (seat tube) 74° 74° 74°
D Tubo superior (top tube) 490mm 520mm 540mm
E Chainstays 415mm 415mm 415mm
F Caixa de direção 140mm 140mm 140mm
G Distância entre eixos 1025mm 1025mm 1025mm
H Comprimento do garfo 390mm 390mm 390mm
I Stack (mm) 545mm 545mm 545mm
J Reach (mm) 400mm 400mm 410mm

Componentes

A Oggi Lite Tour E-500 vem de fábrica com uma configuração de componentes que condiz com sua natureza urbana e recreativa, sem aumentar em demasia seu custo final. Assim, ela vem equipada com grupo transmissor Shimano Acera / Altus de 8 velocidades, que com o auxílio da assistência elétrica, é mais do que suficiente para subir a mais cruel das ladeiras.

Oggi Lite Tour E-500
A Oggi Lite Tour E-500 vem equipada com freios Shimano BR-MT200 e rotores de 160mm – Foto: André Ramos / MTB Brasília

O uso de freios a disco hidráulicos é algo fundamental nesta categoria de bicicletas e para isso a Oggi Lite Tour E-500 vem equipada com um par dos confiáveis Shimano BR-MT200, com rotores de 160mm. Quando exigido, os freios da e-bike cumpriram sua função com suavidade e precisão.

A zona do cockpit – formada pelo conjunto selim, guidão, mesa, manoplas – proporcionou um bom índice de conforto, com destaque para o selim e as manoplas ergonômicas da Velo.

Oggi Lite Tour E-500

Por outro lado, a zona responsável pelo impulsionamento da bike gerou algumas ressalvas da minha parte. Logo de início, estranhei o uso de um movimento central de ponta quadrada, algo praticamente em vias de extinção nos dias de hoje. Segundo a Oggi, não se trata entretanto de um movimento central comum, mas sim de um modelo especial que conta com um sensor de torque embutido. Conectado diretamente ao eixo do central, o sensor transmite informações em tempo real para o motor, que se encarrega de entregar, de forma automática, maior ou menor potência de acordo com a força aplicada aos pedais pelo ciclista, gerando assim uma aceleração suave e sem os trancos bruscos normalmente causados por e-bikes sem este sistema.

Oggi Lite Tour E-500
A utilização de um eixo de centro de tamanho grande gerou uma distância pouco incomum entre os braços do pedivela – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Seja como for, o eixo do movimento central é particularmente longo, se comparado a outras bicicletas, o que aumenta significativamente a distância lateral entre os pedais, fazendo com que o ciclista pedale com as pernas mais arqueadas que o normal. Com impressionantes 20cm de distância entre as paredes laterais dos braços do pedivela – contra 16cm da minha mountain bike Oggi Cattura Pro –, a posição de pedais da Lite Tour E-500 poderá causar um certo desconforto para os adeptos dos pedais de encaixe, como é o meu caso.

Motor e bateria

O motor escolhido para equipar a Oggi Lite Tour E-500 é o AKM com 250W de potência e 36V de tensão. Com 40Nm de torque e instalado no cubo traseiro, o mecanismo proporciona acelerações rápidas e mantém a velocidade média com suavidade sem trancos súbitos. A bateria, instalada no interior do tubo inferior, possui um boa autonomia e conta ainda com um diferencial bem interessante: uma porta USB para recarga em equipamentos eletrônicos como celulares e MP3 players.

Oggi Lite Tour E-500
Detalhe da porta lateral que abriga a tomada de recarga da bateria, a chave geral e a porta USB da Oggi Lite Tour E-500 – Foto: André Ramos / MTB Brasília

O acesso à bateria é proporcionado por uma escotilha localizada no tubo da caixa de direção, ou seja, para removê-la, é necessária a retirada do garfo e da caixa de direção. Esta solução se por um lado preserva a bateria contra agentes externos como chuva e terra, obriga ao usuário ter sempre uma tomada de energia próxima da bike, já que a bateria não é removível facilmente.

Tanto a tomada de carga quanto o recarregador USB ficam localizados próximo à junção dos tubos inferior e superior do quadro, em seu lado esquerdo e protegida por uma tampa plástica.

Oggi Lite Tour E-500
O acionamento e escolha dos modos de assistência são realizados através de um painel de controle localizado no lado esquerdo do guidão – Foto: André Ramos / MTB Brasília

O acionamento e escolha dos modos de assistência são realizados através de um painel de controle, de tamanho similar ao de um ciclocomputador comum e localizado no lado esquerdo do guidão, que também fornece informações como carga da bateria, velocidade e distância percorrida, entre outras.

Especificações técnicas

Quadro
Quadro Alumínio 6061 T6 com bateria integrada ao tubo inferior com rota interna dos cabos
Garfo Alumínio 700c para freio a disco
Rodas
Aros VZAN
Cubo dianteiro Shimano modelo TX 505 c/quick release 32 furos p/freio a disco
Raios Aço inoxidável
Pneus Kenda Kwick Bitumen, 700 x 32c com faixa refletiva
Transmissão
Pedais Plataforma
Pedivela Prowheel 170mm
Movimento central BSA c/ ponta quadrada e sensor de torque incorporado
Coroa 44 dentes
Corrente Shimano
Cassete Shimano CS-HG200 8 velocidades 12-32 dentes
Câmbio dianteiro N/D
Câmbio traseiro Shimano Acera
Trocador de marcha Shimano Altus
Cockpit
Guidão Alumínio reto 31.8
Caixa de direção Semi-integrada
Manopla Velo
Mesa Aheadset em alumínio 90mm
Selim Velo
Canote de selim Alumínio 30,4x250mm
Freios Shimano Altus hidráulico BR-MT200 com rotor SM-RT10 de 160mm
Motor
Ui 6 funções e 5 níveis de assistência
Motor AKM com 250W de potência, 36V de tensão e 40Nm torque
Bateria Célula Samsung / 7.8Ah / 280Wh
Extras
Autonomia  Até 50km
Peso Aproximadamente 15,7Kg
Tamanhos P, M e G
Garantia 2 anos para o quadro e 3 meses para componentes

Comportamento nas ruas

O ponto forte da Oggi Lite Tour E-500 é, sem dúvidas, seu comportamento no trânsito. O posicionamento do ciclista no cockpit da bike gera confiança na pedalada, com aceleração rápida, porém sem sustos.

Nas curvas, utilizando o modo de assistência máxima, é possível que a e-bike da Oggi queira sair de traseira, o que nas mãos dos ciclistas menos experimentados pode resultar em alguns sustos no início. Para estes, recomendo que comecem a pedalar com o motor em seu modo de assistência médio para só depois se aventurar a pedalar na potência máxima.

Durante as paradas, é comum o motor interpretar o giro do pedivela causado pelos pés como uma tentativa de arrancada, fazendo com que a bike dê um pulo para frente. Para evitar acidentes devido a isto, mantenha sempre os manetes de freios acionados durante o sinal vermelho.

Oggi Lite Tour E-500
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Nas subidas longas e intermináveis, a e-bike da Oggi reina absoluta, fazendo com que subidas de 8 ou mais graus de inclinação pareçam um passeio no parque. Com fôlego de sobra para encarar o desfio, o motor da Lite Tour E-500 proporciona o nível de assistência ideal para o ciclista, seja qual for o seu nível de condicionamento físico.

Conclusão

Comercializada ao preço médio de R$7.490,00, trata-se de uma e-bike com excelente custo x benefício, com uma escolha de componentes coerentes com o seu uso, boa autonomia e um motor confiável. Confesso que fiquei com vontade de comprar uma pra mim…

e-Bike Oggi Lite Tour E-500

Escolha de componentes
Estética e acabamento
Conforto
Peso
Autonomia
Assistência elétrica
Custo x Benefício

Muito Bom

E-bike versátil e relativamente leve. Com boa autonomia e visual discreto, é uma boa opção para uso em mobilidade urbana ou mesmo em cicloviagens

O que pode melhorar – Em uma e-bike com um excelente custo x benefício como a Lite Tour E-500, poucas coisas poderiam melhorar sem alterar este equilíbrio. Particularmente, acredito que a tampa de acesso à bateria poderia ter um acabamento bem melhor do que o atual, que destoa do resto da bike. A mera troca dos parafusos originais, cromados e salientes, por modelos na cor preta com acabamento chanfrado poderia por si só já dar uma bela melhorada no visual. Fica a dica ao pessoal da Oggi!

Oggi Lite Tour E-500
Detalhe da porta de acesso à bateria da Oggi Lite Tour E-500 – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Outra coisa que incomodou – esta, de forma mais séria – foi o enorme Q-Factor devido ao tamanho excessivo do eixo do movimento central, que me causou um certo desconforto nas pedaladas sem assistência do motor. 

  • Autonomia
  • Conforto;
  • Porta USB para carregamento de celulares;
  • Freios a disco hidráulicos;
  • Baixo peso, se comparada a outras e-bikes de sua categoria;
  • Seguro grátis contra roubos.

Pontos negativos

  • Acabamento do compartimento de acesso à bateria;
  • Eixo do movimento central;
  • Bateria não removível.

Seguro grátis

Com boa parte do catálogo de bicicletas da Oggi, a Lite Tour E-500 conta com seguro grátis contra roubo e furto qualificado durante doze meses, sem dúvida um diferencial interessantíssimo que deve ser levado em consideração ao compará-la com outros modelos similares. 

Agradecimentos: BSB Tri Bike

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização