2 de março de 2024
Manaus
Obras de implantação de novas ciclovias, ciclofaixa e faixa recreativas em Manaus - Foto: Ione Moreno / Semcom

Implantação de novas ciclovias é alternativa de mobilidade em Manaus

Obras da Prefeitura avançam com a sinalização e pintura do pavimento de novas de ciclovias e ciclofaixas na capital amazonense, que totalizarão 47 km de ciclovias até setembro

A implantação de novas ciclovias e ciclofaixas, realizadas pela Prefeitura de Manaus, avança com a sinalização e pintura do pavimento da Avenida Governador José Lindoso, mais conhecida como Avenida das Torres. Ao todo, 47,5 novos quilômetros de vias exclusivas para bicicletas irão beneficiar ciclistas de toda a capital amazonense.

Só na Avenida das Torres, o percurso total é de 15,8 quilômetros de ciclofaixa e ciclovia, considerando o caminho de ida e volta, além de outros quatro quilômetros de faixa recreativa, que está identificada com a cor vermelha à esquerda da pista. O trabalho é realizado pelas equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

Manaus
Foto: Ione Moreno / Semcom

“É uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto a melhoria na qualidade da mobilidade urbana da cidade. Hoje, a prefeitura está em obras para executar esses mais de 47 quilômetros entre ciclovias, ciclofaixas e faixas recreativas. Cada uma delas tem uma característica específica e é preparada de forma independente”, explicou o diretor de engenharia da Seminf, Roger Fonseca.

No acesso à avenida Governador José Lindoso, a fase é de preparação do subsolo para a ciclovia que se destaca, porque funciona de forma independente do fluxo de trânsito normal. Para o trabalho de construção das ciclovias, estão inclusos a limpeza e nivelamento do terreno, preparação do subsolo, aplicação de piso em concreto armado, para dar mais firmeza ao solo, pintura e sinalização vertical e horizontal, além da iluminação de LED.

Também receberão as novas ciclovias e ciclofaixas as avenidas Senador Álvaro Maia, zona Centro-Sul, e Brasil, até a Ponta Negra, zona Oeste, que contarão com 24,7 quilômetros. Já a avenida Itaúba, na zona Leste, ganha três quilômetros de ciclofaixa exclusiva para recreação em um novo projeto de faixa liberada, como a do complexo turístico Ponta Negra. Sinalizada, também, na cor vermelha e à esquerda da pista, as novas faixas recreativas ainda terão datas de funcionamento definidas.

Manaus
Foto: Ione Moreno / Semcom

As ciclofaixas serão implantadas à direita da via e serão compartilhadas com os demais veículos, separadas por sinalização específica. A implantação desse novo mobiliário urbano vai auxiliar na mobilidade urbana e é realizada pela empresa SR Empreendimentos e Serviços, vencedora de licitação, com previsão de entrega para o mês de setembro.

Atualmente, a capital do Amazonas conta com, aproximadamente, 38 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em vias públicas, parques e praças.

Fonte: Prefeitura de Manaus, por João Paulo Gonçalves (Semcom) e Isabella Siqueira (Seminf)

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização