30 de abril de 2024
Giro Fixture
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Review: Capacete Giro Fixture

Com proteção adicional na área da nuca e 18 dutos de ventilação, capacete da Giro é um ótima opção para quem curte uma pedalada mais agressiva e radical mas não abre mão do conforto

Um dos maiores referenciais em capacetes para ciclismo, o fabricante estadunidense Giro é uma das que oferecem opções do acessório de proteção para as mais variadas modalidades do esporte, sendo 13 modelos específicos para MTB. Entre as opções mais interessantes da marca está o Giro Fixture, um capacete voltado para quem curte uma pedalada mais agressiva e radical e faz questão da máxima segurança, sem abrir mão da leveza e do conforto.

Capacete Giro Fixture
Capacete Giro Fixture

Com design moderno e ao mesmo tempo minimalista, o Giro Fixture é construído com a tecnologia In-Mold, onde sua carcaça em policarbonato é moldada diretamente sobre um corpo de espuma de poliestireno expandido (EPS), o que garante a integridade do conjunto. Seu desenho diferenciado conta com uma proteção extra na parte posterior da cabeça aumentando a proteção da nuca e das têmporas. Tal aumento de material não influenciou diretamente no peso final do Fixture, cujo peso final é de apenas 267 gramas, bastante abaixo de outros capacetes de sua categoria.

Capacete Giro Fixture
Capacete Giro Fixture

O capacete conta com 18 dutos de ventilação, que oferecem um bom fluxo de ar, mantendo o capacete confortável mesmo nos dias mais quentes.

O Giro Fixture conta ainda com viseira removível, sistema de ajuste Roc Loc Sport, acabamento fosco de alta resistência a arranhões e um interessante sistema de fecho que permite afrouxar ou apertar as alças do capacete rapidamente.

Capacete Giro Fixture
Capacete Giro Fixture

Distribuído para lojas de todo Brasil pela Isapa, o capacete Giro Fixture é disponibilizado em tamanho único, nas cores vermelho, cinza e preto, ao preço médio de 290 reais.

Impressões

Giro Fixture
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Logo ao retirar o capacete de sua embalagem dá pra perceber o nível de qualidade típica de produtos da Giro. Sua carcaça, moldada diretamente sobre o corpo de EPS, não contém nenhuma falha na montagem, que possa resultar em uma descolagem. O visor removível é posicionado levemente sobre a linha da testa, protegendo os olhos contra a chuva e o vento, sem obstruir a linha de visão.

Giro Fixture
Detalhe do sistema de fecho ajustável – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Ajuste – Disponível em tamanho único, o capacete Giro Fixture conta com dois ajustes capazes de adequá-lo à maioria dos formatos e tamanhos de cabeça. Enquanto que o consagrado sistema por botão giratório Roc Loc Sport se encarrega do ajuste diametral da cabeça, um engenhoso fecho por catraca possibilita afrouxar ou apertar rapidamente as tiras do capacete sem o enfadonho trabalho de alinhá-las individualmente. 

Devido ao design diferenciado do capacete, o botão de ajuste Roc Loc Sport ficou muito próximo a parte posterior do capacete, o que atrapalha um pouco seu acesso, caso o ciclista tenha cabelos longos ou – como no meu caso – utilize bandanas sobre a cabeça.

Giro Fixture
A proximidade com a borda do capacete, atrapalha um pouco o acesso ao ajuste Roc Loc – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Conforto – O capacete adapta-se bem ao formato da cabeça, sem pontos de pressão em sua fita de ajuste diametral. As alças possuem um caimento natural que não impedem os movimentos da cabeça.

O único ponto negativo vai para o espartano acolchoamento interno. limitadas a quatro estreitas linhas na parte superior e uma fita na região da testa, as almofadas internas do Fixture não cobrem a parte posterior da cabeça. Embora a solução utilizada possibilite um maior fluxo de ar entre a cabeça e o capacete, ciclistas carecas como eu poderão sentir um atrito desagradável em algumas situações. Para evitar isto, o uso de bandanas é recomendado.

Giro Fixture
Interior do capacete Giro Fixture: acolchoamento minimalista – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Já a leveza e a ventilação do Fixture chegam a surpreender. Mesmo pedalando por longos períodos em dias de sol, seu nível de conforto térmico foi superior inclusive a muitos capacetes de XC e de estrada que já utilizei.

Capacete Giro Fixture

Proteção
Design
Ajustabilidade
Conforto
Ventilação
Peso

Muito Bom

Opção 'econômica' de capacete de alta proteção para uso em trilhas técnicas

Capacete Giro Fixture
Capacete Giro Fixture

Conclusão

Com seu baixo custo – se comparado a outros capacetes da mesma categoria – aliado a uma boa ajustabilidade, ventilação eficiente e baixo peso, o capacete Giro Fixture é, de um modo geral, uma opção muito boa, seja para o ciclista experimentado, que curte se aventurar nas trilhas mais técnicas ou mesmo para quem utiliza a bicicleta apenas por lazer, mas não abre mão da máxima segurança

Pontos positivos

  • Proteção extra na região da nuca;
  • Três opções de cores;
  • Alças de fácil ajuste;
  • Pala removível;
  • Sistema de fecho

Pontos negativos

  • Sem acolchoamento na parte posterior;
  • Sistema de ajuste Roc Loc com acesso difícil.

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização