24 de fevereiro de 2024
Ciclovia na DF-483
Ciclovia na DF-483, que liga o Gama a Santa Maria - Foto Joel Rodrigues / Agência Brasília

GDF inaugura ciclovia entre Santa Maria e o Gama

Com 3,6 km de pista exclusiva para ciclistas, nova via de ligação entre as duas cidades foi oficialmente entregue aos moradores da região

O governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou esta semana da ciclovia localizada na DF-483, que liga o Gama a Santa Maria. A entrega da nova via para bicicletas aconteceu nesta última quinta-feira (09) pelo diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fauzi Nacfur Junior. Segundo o DER, o valor investido na obra foi de R$ 651.389,71.

A partir de agora, moradores das cidades de Santa Maria, Gama e cidades circunvizinhas já podem utilizar os 3,6 km de pista exclusiva para ciclistas. A passagem com faixas de duas mãos foi construída no canteiro central da via e vai garantir conforto e segurança aos usuários.

Ciclovia na DF-483
Foto Joel Rodrigues / Agência Brasília

O técnico de TI, Yan Bloch, de 23 anos, tem como hobbie andar de bicicleta aos finais de semana na região e comemora a conclusão da pista. “A construção da ciclovia traz mais segurança para o ciclista, e também melhora a visibilidade para os motoristas durante a noite”, declarou.

A obra – A construção da ciclovia teve início em outubro de 2019. Além da pista, foram executados os serviços de sinalização horizontal e vertical, além de plantação de grama nas laterais da passagem e instalação de alambrados de segurança em pontos específicos na extensão da via.

Mais ciclovias – A ciclovia da DF-483 se somará aos 53,3 quilômetros de ciclovias que o DER/DF vem construindo para ampliar as possibilidades de bicicletas, reduzindo a emissão de poluentes e criando alternativas de transporte.

A previsão para os próximos três anos é a construção de mais 90 quilômetros. Além disso, há 42 quilômetros de acostamentos cicláveis em rodovias do Distrito Federal.

Fonte: Agência Brasília, com informações do DER/DF

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização