25 de abril de 2024
Óculos Absolute After
Óculos Absolute After - Foto: André Ramos / MTB Brasília

Review: Óculos Absolute After

Modelo polivalente da marca brasileira combina conforto e estilo, transitando com desenvoltura entre as pedaladas e os momentos de descanso

Lançada em setembro do ano passado, a linha de óculos da marca brasileira Absolute Bikes rapidamente conquistou o gosto dos ciclistas de todo o país, ao oferecer produtos com boa qualidade de fabricação, visual atrativo e custo acessível, se comparado aos preços praticados por similares de renome internacional.

Entre os modelos disponibilizados, o Absolute After distingue-se por seu layout ‘quadrado’, tendência atual em óculos de uso casual, fazendo com que o modelo transite com desenvoltura tanto nas pedaladas quanto nos momentos de descanso.

Óculos Absolute After

Desenvolvido em policarbonato – tanto a lente quanto a armação –, o Absolute After possibilita um ajuste otimizado, ainda que com um menor nível de proteção que o de óculos de ciclismo convencionais, que usualmente cobrem uma área maior do rosto.

As lentes do After possuem tratamento com fator UV400, que protegem os olhos do ciclista contra os nocivos efeitos dos raios ultra-violeta.

Óculos Absolute After

Sua ponte nasal fixa, bem como as ponteiras das hastes são feitos de material emborrachado, que oferece uma melhor fixação junto ao rosto mesmo sob suor ou chuva, evitando que os óculos escorreguem do rosto.

Óculos Absolute After

Disponibilizado em três combinações de cores e lentes (branco com lentes vermelhas, verde/preto com lentes amarelas e preto com lentes fumê), os óculos Absolute After são comercializados ao preço médio de 115 reais, nas lojas de bicicletas de todo o país fornecidas pela Isapa, distribuidora oficial da marca.

Características

  • Armação em policarbonato
  • Lentes em policarbonato com proteção UV400
  • Ponte nasal e ponteiras das hastes emborrachadas
  • Lente com tecnologia multi camadas, para maior proteção contra impactos
  • Peso aproximado: 26 gramas
  • Acompanha case e flanela para transporte

O teste

Um modelo de óculos de design casual, para ser utilizado tanto durante as pedaladas quanto em outras atividades. Esta é a proposta do After da Absolute Bikes. Para quem mora em uma cidade com alta concentração de raios solares como Brasília, o apelo é encantador. Afinal, raros são os modelos de óculos para ciclismo que não causem estranheza quando usados fora da bicicleta, devido ao seus designs que fecham boa parte do rosto.

Devido a isto, o After tornou-se o modelo da Absolute que mais tenho utilizado desde que recebi para testes a linha de óculos da marca brasileira.

Além da versatilidade de uso, gostei muito da qualidade ótica das lentes, que mantiveram boa visibilidade em situações de contraste intenso como em trilhas fechadas em dias de sol forte, onde mesclam-se regiões sob luz intensa com amplas áreas de sombras.

Óculos Absolute After
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Em ambientes internos ou de baixa luminosidade, o After possibilitou um bom detalhamento nas áreas de sombra, embora inferior ao modelo Absolute Nero, que utiliza lente polarizada.

Já sob o sol, o After protege de forma eficaz e com conforto os olhos, possibilitando um bom detalhamento em qualquer distância e sem gerar cansaço visual.

Uma única ressalva vai para a fragilidade da cobertura das lentes nos modelos espelhados que, como na maioria dos modelos similares, pode ser arranhada mais facilmente que nos óculos de lentes translúcidas.

Sua armação em policarbonato é leve e não fica saindo do lugar, graças em boa parte às ponteiras emborrachadas de suas hastes. A ponte nasal – também emborrachada – também garantiu o conforto, mesmo não sendo do tipo ajustável. Com apenas 26 gramas, o After não pesa sobre o nariz.

A circulação do ar foi razoavelmente eficiente durantes as pedaladas, embora nos dias mais quentes não tenha impedido o embaçamento das lentes em algumas situações.

Como todos os óculos de ciclismo com armação, a visão periférica fica um pouco prejudicada, se comparado ao modelo Prime SL, também da Absolute e que utiliza um design frameless.  

Pontos positivos

  • Três opções de combinação de cores;
  • Confortável;
  • Proteção UV400.

Pontos negativos

  • As lentes das versões espelhadas riscam com maior facilidade.

Conclusão

Pelo preço de apenas 115 reais (preços sugerido ao consumidor final), os óculos Absolute After são uma opção muito interessante para quem precisa de um modelo versátil não apenas para os momentos de pedalada, mas também para o dia a dia.

O modelo reúne características como proteção, conforto visual e estilo em um pacote de custo acessível e polivalente.

Óculos Absolute After

Qualidade da lente
Ventilação
Ajustabilidade
Visibilidade em ambiente com iluminação contrastada
Visibilidade em ambiente com baixa iluminação
Peso
Custo x benefício

Muito Bom

Óculos casual versátil, que pode ser utilizado tanto com a bicicleta quanto nos momentos de descanso

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização