24 de abril de 2024
Óculos Absolute Nero
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Óculos de ciclismo Absolute Nero

Desenvolvido para a prática do ciclismo de estrada, urbano e MTB, óculos da marca brasileira conta com lente única polarizada com proteção UV 400 e preço imbatível

Lançada em setembro do ano passado, a linha de óculos da brasileira Absolute Bike destaca-se por oferecer modelos de alta qualidade de construção a preços acessíveis. Entre os cinco modelos disponíveis no mercado, destaca-se o Absolute Nero, voltado para a prática do ciclismo de estrada, urbano e MTB.

Com design levemente inspirado nos clássicos óculos de ciclismo da francesa Bollé, o Nero conta com uma armação totalmente construída em policarbonato, que aloja uma única lente polarizada, com índice de proteção UV 400 e alta resistência a impactos.

Óculos Absolute Nero

A ampla área da lente possibilita um excelente campo de visão periférica, aumentando assim a segurança durante pedaladas em estradas e no trânsito caótico das grandes cidades. Por outro lado, o design do Nero possibilita também um alto grau de proteção do rosto durante a transposição de trilhas de MTB com mata fechada.

Características

  • Armação em policarbonato – ideal para a resistência, durabilidade e leveza para encarar qualquer modalidade de ciclismo com conforto e proteção.
  • Lente com fabricação em policarbonato – composição que garante mais resistência à impactos, atritos e umidades para maior durabilidade;
  • Lente polarizada – única, favorece a visibilidade em diferentes luminosidades e ambientes para o máximo em qualidade;
  • Ponte nasal emborrachada – melhor fixação junto ao rosto mesmo em ambientes de maiores trepidações;
  • Lente com tratamento uv 400- muito mais proteção aos olhos contra os raios UVA e UVB;
  • Acompanha case e flanela para transporte.

O teste

Utilizei os óculos Absolute Nero tanto em ambiente urbano e em estradas quanto em trilhas de mountain bike. O clima desta época do ano em Brasília não poderia ser mais desafiador para um óculos de ciclismo: quente e chuvoso. Para um cara que transpira rios de suor como eu, me pareceu um tanto óbvio que utilizar um óculos que cobre boa parte do rosto nestas condições implicaria necessariamente em uma lente totalmente embaçada e com a visão prejudicada. Para minha surpresa, isto nunca ocorreu. Apesar do seu design ‘fechado’, o Nero manteve um fluxo de ar entre a lente e o rosto que garantiu uma perfeita visibilidade, mesmo durante pedaladas na chuva ou sob um calor de quase 40 graus no asfalto.

Óculos Absolute Nero
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Sua lente polarizada permite um bom nível de visibilidade em situações de iluminação contrastada como no sol do meio dia, onde foi possível perceber tanto os detalhes nas áreas de sombra, quanto nas de altas luzes com reflexos. Não foram detectadas distorções no campo de visão, comprovando a alta qualidade da lente.

Óculos Absolute Nero
Os óculos Absolute Nero utilizam uma ponte nasal emborrachada fixa – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Construção e peso – A armação conta com uma ponte nasal fixa, feita em material emborrachado, que evita que os óculos escorreguem no rosto. Por não possuir ajustes, o nível de conforto ao contato poderá variar de acordo com o formato do nariz. No meu caso, senti falta de um ajuste que pudesse sustentar a armação um pouco mais acima do nariz, deixando a armação menos colada nas maçãs do rosto.

Óculos Absolute Nero
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Apesar de seu visual “parrudo”, o Nero é bastante leve: em minha balança ele registrou um peso total de 27 gramas, três a menos que a marca anunciou em seu site. Nada mal! Por outro lado, devido ao seu tamanho, os óculos Nero pode acabar por encostar na borda do capacete (dependendo do modelo deste), forçando-o contra o nariz e dando a falsa impressão de estar pesado. No meu caso, isto aconteceu quando utilizei o Nero em conjunto com o capacete All Mountain Giro Fixture.

Óculos Absolute Nero

Qualidade da lente
Ventilação
Ajustabilidade
Visibilidade em ambiente com iluminação contrastada
Visibilidade em ambiente com baixa iluminação
Peso
Custo x Benefício

Muito Bom

Conclusão

Entre os inúmeros pontos positivos – e alguns negativos –, os óculos Absolute Nero são uma opção bem interessante para quem precisa de um modelo com alto índice de proteção e qualidade ótica, sem ter que gastar uma fortuna em um similar importado. A única coisa que de fato senti falta foi de uma ponte nasal ajustável, o que sem dúvida contribuiria para melhorar ainda mais o Nero.

Pontos positivos

  • Variedade de cores e lentes;
  • Lente polarizada;
  • Proteção UV 400;
  • Preço baixo.

Pontos negativos

  • Ponte nasal não regulável.

Preço e disponibilidade – Disponível para a venda em lojas de bicicleta de todo o Brasil através da Isapa – proprietária e distribuidora da marca Absolute –, os óculos Absolute Nero são comercializados ao preço médio de 130 reais.

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização