4 de março de 2024

7 motivos para trocar o garfo de sua bicicleta por uma suspensão Manitou

Pioneira no desenvolvimento de garfos de suspensão, marca estadunidense combina tecnologia de ponta, desempenho e facilidade de manutenção, entre outros

Pioneira no mercado de garfos de suspensão e amortecedores para bicicletas, a marca estadunidense Manitou disponibiliza no Brasil uma variedade de modelos que aliam tecnologia de ponta a um excelente custo x benefício.

Manitou MTB
Foto: Divulgação / Manitou MTB

Criada em 1986 por Doug Bradbury – um aficionado por velocidade que adaptou a tecnologia utilizada nas motocicletas no desenvolvimento do primeiro garfo de suspensão do mundo –, a Manitou possui em seu currículo décadas de experiência em pesquisa e desenvolvimento, de forma oferecer algumas das suspensões mais confiáveis do mercado com testes em nível global.

Conheça alguns dos destaques da linha de garfos de suspensão Manitou comercializados no Brasil:

Tecnologias

Trava Manitou Milo
O bloqueio do amortecimento é acionado por meio da trava remota Milo, instalada no guidão da bike – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Todos os garfos de suspensões e amortecedores traseiros Manitou contam com uma série de tecnologias exclusivas que priorizam aliar o alto desempenho com facilidade de uso, sem abrir mão do baixo peso final. 

Presente no modelo Machete Pro, o sistema hidráulico Absolute Plus garante uma ampla ajustabilidade, personalizando o garfo de suspensão para os mais variados tipos de terreno e pilotagem. Já os modelos Machete Comp e Markhor utilizam o sistema Kwik Toogle, versão simplificada da tecnologia Absolute, que garante leveza e baixo custo.

Os garfos Manitou são compatíveis com o sistema de trava remota Milo, que pode ser instalado tanto no lado esquerdo quanto no lado direito do guidão.

Desempenho

Manitou Hexloc SL
Detalhe do exclusivo eixo de roda HexLock SL de 15mm – Foto: André Ramos / MTB Brasília

A facilidade nos ajustes de retorno, compressão e pressão pneumática garante à Manitou uma leitura de terreno excepcional, mesmo sob as condições mais desfavoráveis. Contribui para o desempenho do garfo sua rigidez, graças a combinação do uso de um arco reverso com o eixo de roda HexLock SL de 15mm, com seu exclusivo design de engate hexagonal, que resulta em um garfo livre de torções.

Além disso, garfos Manitou podem ter seu curso ajustado internamente, mediante a inserção ou retirada de espaçadores*, deixando assim o garfo totalmente adaptado à geometria do quadro da bike.

*Operação realizada em oficina mecânica

Robustez

Machete Pro
Detalhe do botão de ajuste do retorno da Machete Pro – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Além das tecnologias de ponte reversa e do eixo HexLoc, outras características contribuem para que os garfos Manitou sejam um dos mais robustos e resistentes do mercado. Suas hastes de 32mm são construídas em liga de alumínio 7075, com revestimento anti-atrito, sendo permanentemente lubrificadas internamente. Já suas canelas são em magnésio, material amplamente utilizado na indústria, que reúne leveza e alta resistência. 

Todos os controles externos dos garfos Manitou são feitos em alumínio, evitando assim os frágeis componentes plásticos utilizados por outras marcas e que podem se quebrar facilmente.

Leveza

Outro fator a se destacar nos garfos Manitou é seu baixo peso, se comparado a modelos similares de outras marcas:

Marca/modelo Peso (em gramas)
Manitou Machete Pro 1.751
Fox 32 Factory 1.673
SR Suntour Raidon 2.067
RockShox Recon RL 1.960
Proshock Ônix 1.880

Preço

Manitou Machete
Suspensão Manitou Machete – Foto: Divulgação

De nada adianta toda essa tecnologia e desempenho se os valores não se adequam ao nosso bolso. Se comparado a seus principais concorrentes do mercado, os garfos Manitou oferecem um custo x benefício muito mais interessante.

Para se ter uma ideia, o preço do modelo topo de linha da Manitou, o Machete Pro, é comercializado no Brasil a um preço médio de 2.300 reais, enquanto que modelos similares podem chegar facilmente ao dobro deste valor.

Facilidade de manutenção

Centro de Treinamento Isapa
Centro de Treinamento Isapa – Foto: Divulgação

Todo garfo de suspensão necessita de manutenção periódica, de forma não comprometer seu desempenho ou vida útil. Por outro lado, ficar muito tempo sem pedalar com a bicicleta na oficina não é grande problema para os usuários de modelos Manitou.

Todos os modelos contam com montagem simplificada, com menos componentes a serem desmontados e sem a necessidade do mecânico ter que adquirir ferramentas exclusivas.

Além disso, a Isapa – distribuidor oficial da marca no país e um dos maiores do Brasil –, garante um bom estoque de peças de reposição e kits de reparos, além de óleos e graxas especiais para sua manutenção.

Ao longo do ano, a Isapa disponibiliza gratuitamente cursos de capacitação para mecânicos em seu Centro de Treinamento (CTI), em São Paulo, além de fornecer a pronta entrega, insumos e peças de reposição para toda a linha de suspensões Manitou.

Os lojistas e mecânicos interessados em participar dos cursos do CTI devem entrar em contato pelo telefone (11) 2823 6500.

Todos estes fatores contribuem para mais tempo sobre a bicicleta e menos tempo na oficina, o que garante mais prazer ao ciclista e maior produtividade na oficina mecânica.

Ampla rede de assistência técnica

Manitou MTB
Foto: Divulgação / Manitou MTB

Não bastasse tudo isto, os usuários de garfos e amortecedores Manitou contam com uma das maiores redes de assistência técnica do país, com mais de 660 lojas e oficinas mecânicas certificadas diretamente pelo representante oficial da marca no Brasil. 

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização