28 de fevereiro de 2024
Floresta Nacional de Brasília (FLONA)

Coronavírus: ICMBio suspende visitação pública a unidades de conservação de todo o país

Suspensão afeta a visitação a alguns dos principais roteiros de MTB do Distrito Federal, como a FLONA e o Parque Nacional de Brasília

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, determinou nesta terça-feira (17), a suspensão da visitação pública a todas as unidades de conservação federais pelo período de uma semana, a contar da presente data, podendo haver prorrogação.

A medida, que atende as orientações do Ministério da Saúde, atinge alguns dos principais roteiros de trilhas de bicicletas, como a Floresta Nacional de Brasília (FLONA) e o Parque Nacional de Brasília (PARNA). De acordo com a orientação, a medida visa contribuir para a segurança da população neste momento em que é necessário evitar aglomerações.

A Flona – Criada em 1999, a FLONA protege uma área de cerrado de 9 mil hectares e é uma das unidades de conservação responsáveis pela sobrevivência das nascentes que irrigam a maior represa da região, a do Descoberto, responsável por aproximadamente 70% do abastecimento de água do Distrito Federal. Muito procurada pelos praticantes de mountain bike da região, a Floresta conta com um circuito de 44 km, a maior trilha de MTB sinalizada em unidade de conservação do país, além de proporcionar opções mais leves para os iniciantes, com percursos de 5, 11, 20, 26 e 35 km. Grande parte do percurso é realizado em estrada, mas trechos de single track e pontes para proteger as nascentes agregam a aventura.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização