3 de outubro de 2024
Brasil Ride
Disputa do e-MTB no Festival Brasil Ride - Foto: Fabio Piva / Brasil Ride

Brasil Ride inclui categoria e-bike em suas provas

XCO Series, que estreia em 2020, contará com categoria das bicicletas assistidas, enquanto o Festival Brasil Ride marcará história como a primeira prova de e-bike de três etapas no país

Sempre atenta às novidades e tendências do mercado de ciclismo, a Brasil Ride realizará, em 2020, quatro provas com a presença da modalidade e-MTB (mountain bike eletricamente assistida) em dois de seus eventos. Estreante nesta temporada, o XCO Series Brasil Ride contará com a categoria das bicicletas assistidas nas três disputas, dia 15 de março, 31 de maio e 5 de julho, sempre em Amparo (SP). Já o Festival Brasil Ride, entre 11 e 13 de junho, em Botucatu (SP), marcará história no país, com a primeira prova de bike elétrica por etapas.

Adriana Nascimento
Adriana Nascimento pedala de e-MTB – Foto: Divulgação

Adriana Nascimento, ciclista campeã em diversas categorias do MTB nacional e praticante do e-MTB, avalia o cenário das bicicletas assistidas e elogia a organização do evento. “As e-bikes foram rapidamente ampliando seu espaço com a inclusão e o despertar para a saúde e diversão. E, a Brasil Ride, com a sua filosofia de acompanhar tendências, além de abrir a porta do esporte para um público praticamente ilimitado, vai impulsionar a tecnologia e desenvolvimento de soluções ao criar a categoria e-MTB nas suas provas de XCO e Festival Brasil Ride. Afinal, a competição é um excelente laboratório de testes”, enaltece Adriana.

O responsável de Bikes Turbo para América Latina da Specialized, Marcelo Catalan, faz uma análise do momento das bicicletas de pedal assistido no Brasil e no mundo. “O crescimento da utilização das bicicletas elétricas é constante de uma forma geral, em todos âmbitos do ciclismo. Obviamente a maior fatia é na locomoção, com os países europeus, por exemplo, já trocando o carro pelas e-bikes. No esporte, é uma questão de inclusão. Crescimento e oportunidade para mais pessoas praticarem a atividade, percorrendo trajetos mais longos e subirem mais alto ou descer trilhas mais íngremes”, comenta Catalan.

“A chegada das e-bikes nas competições é algo incrível. Existem estudos que mostram que os ciclistas de bicicletas elétricas fazem três vezes mais exercício físico do que o normal, porque ele passa a pedalar mais e utilizar a bike mais vezes, em circunstâncias que ele não faria normalmente. A Brasil Ride é uma prova desafiadora e a inclusão da categoria e-MTB abre oportunidade para que, quem por motivos próprios ainda não disputava a prova, se encoraje a participar. Ciclismo é saudável, ecológico e muda a vida das pessoas”, acrescenta Catalan.

Mario Roma
Fundador da Brasil Ride, Mario Roma, vence prova de e-MTB em 2018 – Foto: Fabio Piva / Brasil Ride

Inovar está, desde sempre, no DNA da Brasil Ride, que em 2018 realizou a primeira prova apenas com bikes elétricas no país, durante a sexta edição do Festival Brasil Ride. “Queremos estar sempre na frente. Fizemos a primeira competição exclusiva e-bike no Brasil e agora faremos a primeira prova de etapas, além de termos também um XCO Series de e-bike. Tudo isso neste ano. Outras novidades já estão sendo desenhadas”, conta Mario Roma, fundador da Brasil Ride. “Eu uso e-bikes de MTB e estrada e acredito que estou vivendo uma revolução no mundo da bicicleta, uma nova bicicleta”, completa Roma.

Evolução das tecnologias – Catalan também avalia a principal área de investimento em tecnologia por parte das marcas de bicicleta quando o assunto é bike elétrica. “Os grandes avanços que teremos em termos de tecnologia daqui para frente vão estar nos motores mais eficientes e mais leves. A tecnologia de bateria está bem avançada. Obviamente, há outras formas de energia, mas ainda está distante de haver uma mudança. A tendência é termos motores menores e que usam melhor a própria pedalada do ciclista. Esse é caminho mais inteligente a ser seguido. Buscar a eficiência na operação do sistema motriz como um todo”, finaliza Catalan.

Inscrições abertas – As inscrições para ambas as provas, XCO Series Brasil Ride e Festival Brasil Ride, já estão abertas. Para garantir uma vaga, basta acessar o site do evento, ou diretamente no hot site de cada uma das disputas: XCO Series e Festival Brasil Ride.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização