1 de março de 2024
Shimano e-Tube

Novo iOS 13 atrapalha a vida de usuários e mecânicos de transmissões eletrônicas Shimano

Atualização do sistema operacional da Apple para iPhones  faz com que o software de configuração e diagnóstico Shimano e-Tube para transmissões eletrônicas e e-bikes pare de funcionar

Uma suposta incompatibilidade entre o novo sistema operacional da Apple iOs 13 e o software de configuração e diagnóstico da Shimano para e-bikes e transmissões eletrônicas está sendo motivo de dores de cabeça para diversos mecânicos e ciclistas ao redor do mundo.

De acordo com relatos em grupos de discussão e fóruns especializados, o novo iOS13 é incompatível com o software Shimano e-Tube, utilizado para ajustes e diagnósticos tanto nos grupos de transmissão eletrônica Di2 quanto nas bicicletas eletricamente assistidas (e-bikes) equipadas com motores Shimano Steps. O problema aparentemente decorre das novas implementações de segurança adotadas pela Apple, que impedem a comunicação via Bluetooth, impossibilitando a operação remota.

Shimano e-Tube

Lançado no dia 19 de setembro, o novo sistema operacional da Apple contém uma série de melhorias de interface, operação e segurança, apesar de já ter recebido nada menos que três atualizações emergenciais para corrigir bugs ao longo de duas semanas.

Sem previsão de solução – No site oficial do Shimano e-Tube Project, a marca japonesa se limita a reconhecer o problema e informar que está trabalhando em uma solução, embora não tenha dado nenhum prazo para isto.

Shimano e-Tube

Procurada pelo MTB Brasília, a Shimano Brasil orienta aos usuários do iOS que precisem realizar ajustes em suas bicicletas a procurar uma loja ou oficina Shimano Service Center (SSC) mais próximos para usar a versão pública (com conexão direta com a bicicleta, via cabos SM-PCE02, SM-PCE1 ou SM-BCR2) do e-Tube Project. Confira aqui a relação com os endereços e telefones de cada uma das SSCs no Brasil. Também é possível entrar em contato pelo telefone 0800 940 0303.

O atual problema não afeta o funcionamento de aplicativos e-Tube instalados em versões do iOS anteriores, bem como adeptos dos sistemas operacionais Windows e Android.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização